domingo, 14 de agosto de 2011


“Pela inclusão de Valores Humanos nos currículos escolares”

Companheiro de ideal espírita, paz e contentamento.

Estamos pedindo que se engaje na campanha pela “Inclusão de Valores Humanos nos currículos escolares” do país, um movimento importantíssimo, tendo em vista o momento de transição que estamos vivendo.
O momento é muito importante e oportuno porque o CNE - Conselho Nacional de Educação está fazendo um debate em nível nacional para incluir a disciplina Direitos Humanos nos currículos escolares do ensino básico ao superior.

Pedimos que reflita sobre o seguinte:
Este é um momento único no qual o movimento espírita pode fazer a diferença, nesta fase de transição que vivemos.
Como não podemos tornar espírita toda a população brasileira, podemos colaborar para que ela se torne mais ética, mais justa, mais fraterna, mais honesta, mais pacífica, etc.
Se os espíritas se engajarem nessa campanha, fortalecendo-a, é bem possível que o CNE se decida a incluir Valores, ao invés de Direitos Humanos nos currículos escolares. Mas mesmo que isto não venha a acontecer, ao menos terá sensibilizado muitos educadores para a necessidade de passarem a ensinar esses valores em sala de aula.
Para um melhor entendimento da situação, estou anexando, abaixo, um texto explicativo sobre essa campanha.
É muito IMPORTANTE que ela cresça com a máxima urgência, antes que o CNE bata o martelo pela inclusão de Direitos Humanos...
Receba meu abraço fraternal com votos de saúde e sucesso em todas as suas movimentações,

Saara Nousiainen - Fortaleza-CE
Tel. 85 3249-6812

caminhos2008@gmail.com

www.cincominutos.org


Fique Sabendo!

O Conselho Nacional de Educação – CNE está promovendo um debate para inserir a disciplina Direitos Humanos nos currículos escolares.
Não seria mais acertado incluir Valores Humanos nesses currículos? Observe-se que quem aprende a respeitar os outros (o respeito é um dos itens mais importantes dos Valores Humanos) já estará praticando os próprios Direitos Humanos.
É fácil perceber que esse esforço do CNE terá um efeito limitado, tendo em vista que a disciplina Direitos Humanos cuida mais de informar do que de formar o caráter, posto que a formação do caráter vai muito além, incluindo a ética, a justiça, a verdade, a não violência, a honestidade, a solidariedade, a afetividade, o amor pela natureza, os cuidados com o meio ambiente, etc., ou seja, Valores Humanos, sendo que é desses valores que a nação mais está necessitando.
As crianças e jovens que recebem diuturnamente ensinamentos sobre esses valores vão aprendendo a vivenciá-los em seu cotidiano, passando a olhar os outro com um olhar de acolhimento, de paz. Esse é o caminho para a não violência.
Certamente o ensino de Valores Humanos em todas as escolas do Brasil será o início de grandes mudanças porque começaria por reformular a mentalidade das novas gerações.
Sabemos também do alto custo financeiro que terá a nação com a inclusão da disciplina Direitos Humanos nos currículos escolares. No entanto, a inclusão de Valores Humanos seria a custo insignificante, já que existem excelentes conteúdos, inteiramente gratuitos (pela Internet) para o ensino desses valores nas escolas, conteúdos esses já testados, avaliados e recomendados por sec.retarias de educação estaduais e municipais, e por centenas de escolas.
Não permitamos que o Brasil perca a oportunidade, muito preciosa, de iniciar um processo de transformações na mentalidade vigente mediante o ensino de VALORES HUMANOS nas escolas do país, tendo em vista ser essa a condição única para podermos sonhar com um futuro melhor para nós e para nossos descendentes.
Se concorda com o exposto, pedimos que colabore da forma como lhe for possível.
Pode fazê-lo da maneira mais simples, divulgando esta a seus contatos e enviando o texto para os jornais de sua cidade, difundindo a idéia.
Mas pode atuar de forma bem mais produtiva, levando-a a alguém que possa influir junto aos que têm poder de decisão nessa questão, ou seja: membros do Conselho Nacional de Educação (CNE), da Se.cretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, de Sec.retários Estaduais de Educação, políticos, etc..
Pode ainda levá-la a dirigentes de escolas, a secretarias de educação, etc., que poderão adotar o ensino desses valores em sala de aula, mesmo sem estarem incluídos nos currículos oficiais.
Quanto maior o número de pessoas que divulguem este movimento, que falem com aqueles que podem decidir essa questão, que enviem e-mails a seus contatos... maiores serão as possibilidades de conseguirmos a inclusão do ensino de Valores Humanos nos currículos escolares.
A sua colaboração pode ser fundamental para que esta campanha possa vir a se transformar num grande movimento a desencadear um processo de mudanças estruturais em nosso país.

Contato: caminhos2008@gmail.com
(Informação recebida em email de Caminhos2008 caminhos2008@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário