quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


DÚVIDAS SOBRE A VIDA DOS ANIMAIS NO MUNDO ESPIRITUAL DE ACORDO COM O ESPIRITISMO

O QUE É O MUNDO ESPIRITUAL?
Local habitado por espíritos de diversas categorias, de evolução moral e intelectual diferenciadas que se relacionam e se agrupam por afinidades.
“O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo” (LE).
O mundo físico é uma escola para o espírito. Então perguntar se espíritos de animais voltam ao mundo espiritual seria o mesmo que perguntar se crianças voltam para casa depois de cada dia de aula.

SOBRE DEUS PODE-SE AFIRMAR O QUE?
Deus é a Inteligência suprema e causa primeira de todas as coisas.
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Criou o Universo, que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais. Os seres materiais constituem o mundo visível ou corpóreo, e os seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, isto é, dos Espíritos. O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo” (LE).

QUE SÃO ESPÍRITOS?
São o princípio inteligente do universo, são simples criaturas como nós, mais ou menos perfeitas que ora estão encarnadas ora desencarnadas,

O QUE É ALMA?
“Um ser independente da matéria e que sobrevive ao corpo”.

Os animais tem alma?
Sim, Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles um princípio independente da matéria? “Há e que sobrevive ao corpo.” (LE)

SERÁ ESSE PRINCÍPIO UMA ALMA SEMELHANTE À DO HOMEM?
“É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem” (LE)

HÁ ALMAS DE ANIMAIS NA ESPIRITUALIDADE?
Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, em estado de erraticidade, como a do homem?
“Fica numa espécie de erraticidade(espiritualidade), pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante(nômade).(LE)
“Assim, no mundo dos Espíritos, não há, errantes, Espíritos de animais, porém unicamente Espíritos humanos.“(LM)

AS ALMAS DOS ANIMAIS REENCARNAM IMEDIATAMENTE
“(A alma) do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.” (LE)
"Depois da morte do animal, o princípio inteligente que nele havia se acha em estado latente e é logo utilizado, por certos Espíritos incumbidos disso, para animar novos seres, em os quais continua ele a obra de sua elaboração”. (LM)

QUASE IMEDIATAMENTE?
O QUE SIGNIFICA ISSO?
Segundo a Teoria da Relatividade, tudo é relativo.
Por isso dizer que algo acontece “quase” imediatamente é o mesmo que dizer que a mesma coisa acontece “quase” tardiamente, segundo a referência que se tenha.

O QUE SE SABE É QUE
“Que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio; que todas são da mesma essência” (Gênese)
Segundo o que se lê no Livro dos Espíritos, todos os seres orgânicos têm alma, isto é, são espíritos em evolução. E segundo o que se lê acima, a alma humana não tem privilégios.

NÃO TENDO PRIVILÉGIOS
Não é a alma humana a única categoria de Espíritos do mundo Certamente Espiritual

MAS ESTÁ ESCRITO:
“(O Espírito) do animal, depois da morte, é...utilizado quase imediatamente” e “Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas”
MAS TAMBÉM ESTÁ ESCRITO:
“Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”. (Gênese)
A ciência nunca desmentiu o Espiritismo, mas o complementou...

ESPIRITISMO E CIÊNCIA
Gabriel Delanne em seu livro: “A Reencarnação”, diz:
 “O General Thompson descreve a materialização póstuma de um cão, a 106 milhas da cidade em que morrera”. (PÁG.  109)

“O Sr. Peters conta, na "Light", ter sido visitado todas as tardes pelo fantasma do gato”

“Em 1922, Dr. Gustave Geley verificou em Varsóvia, com o médium Kluski, materializações de cães”. (PÁG.  114)

ERNESTO BOZZANNO
Bozzano (Cientista e autor de “Os Animais têm alma?)

Publicou em agosto de 1905 uma classificação dos fatos relacionados à espiritualidade dos animais. Bozzano citou dezenas de casos, sobre animais sabidamente desencarnados que se manifestaram; que notaram a presença de espíritos no ambiente; entre outras citações interessantes.
Através deste estudo minucioso de Bozzano podemos concluir que os espíritos dos animais são capazes de se manifestarem através de fenômenos de vidência e de pressentimentos; que os animais possuem um corpo energético (agora conhecido como corpo de bioplasma) que lhes permite desdobrarem-se; que esse corpo energético ou perispírito persiste depois da morte e pode materializar-se.

ANDRÉ LUIS E CHICO XAVIER
Nosso Lar:
“Das janelas largas, observava, curioso, o movimento do parque. Extremamente surpreendido, identificava animais domésticos, entre as árvores frondosas, enfileiradas ao fundo”.
“Aves de plumagens polícromas cruzavam os ares e, de quando em quando, pousavam agrupadas nas torres muito alvas”

NOSSO LAR:
“Seis grandes carros, formato diligência, precedidos de matilhas de cães alegres e bulhentos, eram tirados por animais que, mesmo de longe, me pareceram iguais aos muares terrestres”.
Os cães facilitam o trabalho, os muares suportam cargas pacientemente e fornecem calor nas zonas onde se faça necessário;
NOSSO LAR
“Os cães - disse Narcisa - são auxiliares preciosos nas regiões obscuras do Umbral”
“Embora conhecendo as operações dos Samaritanos em “Nosso Lar”, que empregavam grandes veículos de tração animal, em trabalhos de salvamento nas regiões inferiores e considerando as dificuldades de vulto que defrontáramos na caminhada longa, rumo ao Posto de Socorro, não supunha possível semelhante condução naquele instituto de auxílio”.
SÃO LUIS São Luis (Grupo de Estudos Allan Kardec – Portal do Espírito - Internet):
“Nas colônias transitórias próximas ao vosso orbe, eles (animais) são encontrados e têm a utilidade parecida com a encontrada na Terra. Razão pela qual encontram-se relatos de cantos de pássaros, bem como de latidos de cães e caravanas de animais que a vós vos parece tão familiar. Certamente que tudo regido pelas leis de Deus e vontade dos Espíritos que trabalham em Seu nome. Sabeis que as colônias transitórias são como uma projeção mais bem elaborada de vossa morada terrena e tudo o que nela existe tem alguma correlação também alhures, inclusive nos planos astrais mais inferiores. Entendei, porém, que tudo se dá em outra dimensão.
“Não têm, portanto, a mesma importância que se dá aos eventos da carne”.

MATERIALIZAÇÃO DE ESPÍRITOS DE AMNIMAIS
Do livro: “Fenômenos espíritas no mundo animal”
“Jan Guzik oferecia-se, à materialização de cães e de alguns animais de aparência estranha, que os pesquisadores não conseguiam classificar”.
“Franck Kluski, possibilitava a materialização de aves de rapina, de pequenos animais selvagens e até de grande porte”.
“Vários destes animais foram fotografados durante as sessões realizadas nas décadas de 1920 e 1930”
Do livro: “Fenômenos espíritas no mundo animal” citando a
“Revue Metapsychique, no fascículo de julho/agosto de 1921”.
“As materialização das formas de animais não são raras com Kluski. Nas atas das sessões realizadas na sociedade de estudos psíquicos de Varsóvia, há registro de uma grande ave de rapina, aparecida em várias Sessões e fotografada”
“Um pequeno animal conhecido por apenas uma das assistentes, a senhora H..., apareceu e, latindo, correu pela sala...  Antes de desaparecer e não mais voltar, o cão, atendendo ao chamado da senhora H..., subiu em seu colo a ali deitou-se por alguns segundos. De repente levantou-se para ir embora, mas ficou com uma das patas presa na renda do vestido. O animal...conseguiu escapar depois de rasgar o tecido. ...Os pêlos...postos em uma caixa...por fim desapareceram”.

A ALMA GRUPO EXISTE?
“A alma é sempre única em cada ser” (LE).
“Se as almas se confundissem num amálgama (alma grupo) só teriam as qualidades do conjunto, nada as distinguiria uma das outras. Careceriam de inteligência” (L E - Da Volta a vida espiritual).

CONCLUSÃO
O mundo verdadeiro é o Mundo Espiritual. O mundo físico é ilusório. Os mundos físicos são como escolas aos espíritos. Os Espíritos têm iguais oportunidades de evoluir, e como todos são criados simples e ignorantes, os animais também evoluem, e desenvolvem-se, nas vidas sucessivas, como nós homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário