quinta-feira, 7 de março de 2013

A TVP E O ESPIRITISMO

A cada dia é maior o interesse das pessoas pela TVP - Terapia de Vivências Passadas. Trata-se de uma terapia que tenta a cura para os males do paciente na recordação de fatos marcantes de suas vidas passadas. Existem casos de cura de fobias e traumas de origem aparentemente desconhecida, mas o maior interesse das pessoas é apenas curiosidade. Em função disso, temos notícias de muitas reencarnações de reis, princesas e nobres em geral, e quase nenhuma de mendigos, marginais e outras vivências menos dignas.
Não queremos aqui discutir a utilização deste método como terapia, mas esclarecer quanto à ligação equivocada que se tem feito da TVP com a Doutrina Espírita. A TVP é uma terapia alternativa ligada à psicologia, que deveria ser feita por profissionais habilitados e experientes, enquanto o Espiritismo é uma Doutrina filosófica e científica de fundo moral. Na verdade o único ponto de ligação entre ambos é a crença na existência do Espírito e de suas vidas sucessivas.
Enquanto a TVP busca o conhecimento das vidas passadas para a solução dos problemas presentes, o Espiritismo prioriza a reforma íntima como instrumento para uma vida melhor, presente e futura.
Embora não nos lembremos com precisão de nossas vidas passadas, pela intuição e pelas nossas tendências podemos ter uma idéia do que fomos. É o que basta para motivar a nossa melhora.
Como poderíamos ter uma coexistência pacífica e proveitosa com nossos familiares se soubéssemos que em uma outra vida fomos inimigos mortais? Seria possível vivermos proveitosamente uma vida humilde e com dificuldades financeiras, sabendo que fomos ricos e poderosos em uma outra existência?
A TVP pode solucionar casos de fobias ou traumas psicológicos graves, porém pode trazer também inúmeros desequilíbrios, principalmente se for feita por pessoas não habilitadas.
Já as instituições Espíritas que porventura se utilizarem desta terapia, bem como outras como: cromoterapia, cristais, pirâmides etc, estarão, no mínimo, desviando-se da codificação kardequiana. Estas terapias podem ser utilizadas? Sim, pois somos livres para tudo experimentar. Mas não nos Centros Espíritas! Basta um estudo superficial das obras básicas para constatar esta afirmativa.
O tratamento para os males do Espírito prescrita pelo Espiritismo é a aplicação de passes, fluidoterapia, desobsessão e, principalmente, reforma moral.
A Doutrina Espírita nos oferece todos os instrumentos necessários para a cura de nossos males morais e espirituais ao nos esclarecer que a vida verdadeira é a espiritual, nos mostrando de onde viemos, para onde vamos, porque e para que estamos aqui.                           

Texto  publicado no site em 02/10/98
Delmo Martins Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário