quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CURAS ESPIRITUAIS

“O Espiritismo não é mais responsável pelas extravagâncias que se possam cometer em seu nome, do que a verdadeira Ciência pelos abusos de ignorância ou a verdadeira religião pelos excessos de fanatismo”.
Allan Kardec (Livro dos Médiuns)

Como já explicara Kardec, a fé verdadeira não dispensa a razão que tem seu fundamento na pesquisa exaustiva, no conhecimento de causa e no saber criterioso.
A fé segundo a Doutrina Espírita, necessita, portanto receber a aprovação do crivo racional para ser aceita pelo profitente sincero.
Portanto, para o cristão espírita, toda a interpretação de qualquer fato ou fenômeno usual ou inusual que não suportar uma análise sob esta exigência metodológica, só pode proceder da opinião afoita, do interesse secundário, da divulgação sensacionalista ou do observador leigo ou superficial e inconseqüente no assunto.                                          
                         
Allan Kardec sempre se pautou pela recomendação de Erasto:
 “... é preferível rejeitar noventa e nove verdades a aceitar uma mentira” e foi muito claro quando asseverou: “espíritas, instruí-vos”.
Isso pressupõe necessidade de pesquisa criteriosa e adequada, estudo contínuo e reflexão profunda diante de tudo o que se apresente ao homem, especialmente os fatos envolvidos em artigos de fé, ingredientes comuns nos ambientes ditos religiosos. Aqueles mesmos artigos ultrapassados e arrasados terminantemente pela Doutrina Espírita, a partir de 1857, por não admitir a fé cega.
A exigência maior que o cristão espírita faz é o de estudos e pesquisas sérias bem conduzidas, reais e sensatas, mesmo que para demonstrar charlatanices.                             
O mundo está implorando por educação. Por que negá-la?
E quando as opiniões se cruzam diante das evidências do verdadeiramente real ou do grosseiramente ridículo, ainda é Kardec que socorre:
 “Ou a Ciência está em erro ou tem razão. Se, tem razão, não pode fazer que seja verdadeira uma opinião que lhe seja contrária. Não há Revelação que se possa sobrepor à autoridade dos fatos” – (“A Gênese” FEB, 23ª ed., 1944, pág. 88, item 8)”.
No Espiritismo, doutrina codificada (organizada) por Allan Kardec, não há lugar, portanto para mistificações ou fraudes, mesmo as chamadas inconscientes.                       
Para isto, os Espíritos respeitam e contam com a inteligência dos homens.
Às portas de uma Nova Era, como entendem os cristãos espíritas sinceros, a Era da Razão, por que insistir no miraculoso, superficial e vídeo-sensacionalismo?

Colaboração do Núcleo Assistencial e Educacional Espírita “Joanna de Angelis”. Reuniões públicas às 2ªs feiras às 20h00, à Rua Marcelo Giorgi, 180, Vila Ipiranga, São Manuel.
Ouça diariamente na Rádio Nova às 10h45 e as 2ª, 3ª e 4ª feiras às 21h50 na Rádio Integração FM, o Programa Momento Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário