quinta-feira, 5 de abril de 2012

A GÊNESE DO PERISPÍRITO

“Na Espiritualidade, também somos estudiosos dos segredos do Criador, naquilo que diz respeito à gênese do Espírito. Como disse em outra mensagem, o ser espiritual, no princípio é apenas vontade. Criado por Deus, a inteligência suprema. O Espírito, ou aquilo que é seu protótipo, aproxima-se da matéria para dela apoderar-se e dar início à sua extensa romaria em busca da própria individualidade.
Sabe-se que o perispírito é um corpo fluídico que envolve o Espírito e lhe serve de elo para com o corpo material. No princípio, quando a entidade ainda vivencia suas primeiras encarnações, ele não mais é do que uma massa disforme, em meio da qual situa-se o princípio inteligente. Mas, como ainda não viveu as suficientes experiências de relação com o mundo exterior, sua estrutura astral é bastante simples.
Como se forma o perispírito, na complexidade que ele é hoje conhecido?  As experiências primeiras do Espírito na matéria densa, um meio materialmente hostil, provoca excitações na sua intimidade. Aos poucos, essas vibrações despertam seu ‘sensorium comune’. Imediatamente a estrutura mental primitiva se exterioriza atuando na massa fluídica que lhe envolve e serve de laço com o grande laboratório da Vida.
O meio provoca mudanças na roupagem material, que ligada no perispírito primitivo, as transmite ao princípio inteligente. Esse, à semelhança de um gravador, absorve as informações e tende-se a se estruturar como um corpo mental, mais organizado e enriquecido do que no princípio.
Ao exteriorizar-se, imprime uma parte da sua imagem na massa fluídica perispiritual, dando-lhe uma forma. Assim, nasce o perispírito, que, como o corpo carnal, nada mais é do que um reflexo do corpo mental.
Na medida em que o Espírito evolui sob a ação do meio exterior, as impressões de relação tornam-se mais completas e complexas, o que facilita a evolução do ‘corpo material’ a cada encarnação. O conjunto, passo-a-passo se aperfeiçoa e se coloca em melhores condições de captar mais informações ambientais.
Enriquece-se assim, o corpo mental, que se reflete no perispírito, fazendo-o mais complexo. O caminho evolutivo é, pois, iniciado a partir do meio material. Sem ele o Espírito não pode evoluir. Enganam-se aqueles que crêem haver outras ‘linhas de evolução’ para os filhos de Deus, senão a que estamos nos referindo. Não deis ouvidos a essas teses absurdas, inspiradas por Espíritos pouco adiantados e que querem estabelecer a confusão.
A saga do Espírito começa em Deus, que lhe dá a Vida a partir do princípio inteligente - o Logos Divino. A partir daí, reveste-se de um veículo fluídico apropriado, para acesso ao plano grosseiro da matéria. Dela partem as impressões que vão dar o ‘start’ ao Espírito que desperta.
Da matéria, para o princípio inteligente, via corpo espiritual. O Espírito, enriquecendo-se, irradia-se ao exterior, gerando a estrutura do perispírito, elo de ligação com o meio exterior, onde ele fincou sua sensibilidade para nascer, crescer, renascer e crescer até a definitiva libertação. - Erasto”.

Mensagem mediúnica
Classificação: Espíritos superiores e instrutores
Espírito: Erasto
Fonte:GEBEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário