quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


A ARTE DE EDUCAR

“Venho até vós, falar acerca da responsabilidade dos pais frente aos compromissos assumidos com os Espíritos que tomam como filhos. Estais cientes, de há muito, que vossas almas são imortais e que todas as experiências que viveis servem para o vosso aprendizado, de uma forma ou de outra.
A tarefa da paternidade é uma das mais empreendidas e a que mais dividendos pode trazer  ao Espírito se souber compreendê-la. Ainda viveis em um mundo de atraso, onde o sentido da vida se resume a ter o máximo de bens materiais possível. Na vossa sociedade, ensinam que é melhor quem tem mais. Aqueles que não conseguem o sucesso material, são fadados a viver de migalhas e sem a consideração dos que classificais como homens de bem.
Tendes consciência, caros irmãos, que essa injustiça é frequentemente punida em vosso mundo com a mudança de papéis, quando mergulhais na carne. Quando recebeis um Espírito em vosso seio familiar, sabeis que assumis graves responsabilidades com o Criador. Dos pais, é a tarefa de conduzir os filhos nos caminhos do progresso. Isso só é possível se tiverdes em vossos corações o real sentido da vida e a razão de vossas experiências. Vossos filhos são colocados em vosso meio para progredir e tendes o compromisso de seguir com eles na caminhada, sempre com o bom senso de dar o indispensável e ter cautela com o supérfluo.
É necessário terdes cuidado com as coisas espirituais como tendes com as materiais. Não podeis apenas suprir a necessidade da matéria e do intelecto, pois assim estaríeis proporcionando o crescimento incompleto do ser. Em tenra idade o Espírito está totalmente aberto ao aprendizado pelas palavras, mas principalmente pelo exemplo. Tendes cuidado com vossas palavras e conduta no recesso de vossos lares, se tendes uma criança em vosso meio. Eles sugam os ensinos como uma esponja suga a água e o referencial para eles é o exemplo. Não duvideis disso.
Se sois ásperos, ríspidos, deseducados, indóceis, intolerantes, impacientes, orgulhosos, vaidosos, maledicentes, invejosos e egoístas, estais formando Espíritos em igual condição, pois todos nascem com suas imperfeições, que devem ser trabalhadas com paciência e compreensão. Necessitam de estímulo para progredir e se não tiverem um bom meio, poderão permanecer na mesma condição ou agravar suas tendências, sem contudo retroceder.
Entretanto, se vossa conduta é pautada nas leis do Evangelho e procurardes dar à matéria seu real valor, estimulando o bem que cada um tem em si, dando exemplo de boa conduta, de probidade, de benemerência e justiça, logo tereis em vosso meio Espíritos melhores e mais adiantados e podeis fazer deste planeta um lugar aprazível para se viver. Paz e sabedoria a todos”. - Lázaro

Mensagem mediúnica
Classificação: Espíritos Instrutores
Espírito: Lázaro
SEEAK
A EDUCAÇÃO MORAL

“Paz e serenidade. Queridos irmãos espíritas, que Jesus possa guiá-los pela vida ajudando-vos em espírito de entendimento, para compreenderdes o verdadeiro sentido dos ensinamentos da Doutrina Espírita.
Vós sois Espíritos encarnados nesse mundo de provas e expiações. Como tais, necessitais com urgência adquirir domínio sobre vossas imperfeições e inclinações infelizes. Não conheceis ainda o estado de bem aventurança a que todos os filhos do Altíssimo são fadados a atingir um dia. Sois todo desalinho, vosso mundo interior reflete os tormentos de vossas almas estacionadas ainda na inferioridade. Angústias, pessoas em desentendimento, são resultados de uma vida imprópria, onde predominam atitudes distantes, muito distantes das Leis de Deus.
Um turbilhão de idéias e sentimentos vos atormenta a razão. Por isso tendes dificuldades em acertar nas decisões que tomais para solucionar a maioria dos vossos problemas. Precisais adquirir serenidade e paz de espírito. A racionalidade dos ensinamentos de Jesus veio ao mundo para amparar-vos na luta contra esta instabilidade que caracteriza vossos Espíritos. Orientando-vos pela Lei, conseguireis aos poucos exercer poderoso domínio sobre vossas inclinações infelizes. Dessa maneira vosso mundo interior se acalmará pouco a pouco, até que a serenidade predomine em vosso comportamento. A paz será conseqüência do vosso esforço em melhorar-se. Assim, podereis enfrentar as muitas situações de tormentos que esta vida vos oferece. Sem paz, sem serenidade, não conseguireis cumprir vossos compromissos reencarnatórios a contento.
Meditai em torno dos principais ensinos de Jesus Cristo, a que deveis seguir em espírito e verdade. Ele é a escola que vos conduzirá no aperfeiçoamento de vossa intimidade. Crescer moralmente é a meta da vossa vida. Só a educação moral, fundada no Evangelho redentor, poderá ajudar a humanidade a encontrar o caminho da verdadeira felicidade.” – Um Espírito Instrutor

Mensagem mediúnica
Classificação: Espíritos instrutores
Espírito: Um Instrutor
GEBEM

NATAL DE CONTRASTES

Em nosso último livro, "Tchau, São Paulo", em certo trecho dizíamos: "Há um novo mundo se formando e já se pode sentir no ar um cheiro de esperança. É hora de dividir para somar, operação matemática que desagrada à ganância, mas cria espaço para um fraterno abraço coletivo".
Neste Natal, observamos notícias dos quatro cantos do mundo e as atitudes das pessoas nos fizeram meditar. Nos Estados Unidos, vimos jovens que estão enriquecendo rápida e assustadoramente com empresas na Internet. Ganham bilhão de dólares em seis meses e dão-se ao luxo de presentear com jóias de 300 mil dólares, sapatos de 2 mil dólares, e que tais. Houve até um pai que fechou a maior loja de brinquedos de Nova Iorque para que seus filhos escolhessem o que lhes agradassem. Quando os meninos quiseram celulares, o pai pediu-lhes que fizessem o sacrifício de não levar, porque a recepção da área onde moram é ruim.
Mas, felizmente, vimos notícias mais humanas, mais racionais, mais cristãs. Uma médica baiana levou órfãos para sua casa, dividindo com eles seu lar e o carinho que oferece aos filhos. E as crianças ricas, receberam os amigos do orfanato com alegria. Usaram a piscina, riram, brincaram e sentiram o gosto de ser gente por um dia. Ao final, a doutora informou que não iria parar por ali. Pretendia dar continuidade na assistência às crianças, ampliando a ajuda material para um amparo moral, educacional que ajudasse a formar o caráter daqueles excluídos da sociedade.
Igualmente, em noticiário local de João Pessoa, Paraíba, vimos um grupo de Policiais Militares que, por iniciativa própria, ofereceu 10 reais cada um, tirados de seu minguado salário, para comprar alimentos que distribuíram entre pessoas carentes da cidade. Prometeram repetir o ato mensalmente, depois de saborear a alegria que causaram naqueles seres sofridos que vivem à mercê da caridade.
Ricos se omitindo e pobres dividindo o pouco que têm. Nada diferente dos tempos de recrutamento do discipulado de Jesus. Os doutores e abastados não fizeram parte dos que se encarregariam da conscientização das pessoas. Foi mais tarde, quando a semente começou a germinar, que alguns publicanos, Mateus e Zaqueu, para citar dois, deram-se conta de que deveriam mudar suas vidas. Não será diferente nos nossos dias. Todos chegarão lá, cedo ou tarde. Acabarão encurralados num beco sem saída. Ou, melhor dizendo, com uma única saída: A solidariedade.
Sem a dificuldade, as pessoas não têm motivação, se omitam e ficam insensíveis diante dos problemas do próximo. Julgam que pelo fato de não terem causado a pobreza do outro, nada lhes cabe fazer. Desconhecem que Deus coloca em determinadas mãos dinheiro e poder para que o possuidor produza o bem entre o maior número de criaturas possível.
Quando a lei da reencarnação for melhor compreendida e os homens perceberem em sua lógica a misericórdia de Deus, o pobre não será revoltado, porque compreenderá que tal experimentação lhe é útil e devolve à sociedade os prejuízos que causou a ela. E o rico, entenderá que o mau uso dos valores que Deus lhe emprestou poderão provocar-lhes dores no futuro. Esta é a razão da existência de ricos e pobres. Não fora a lógica da vida e teríamos um Deus injusto.
Quando Judas, na casa de Lázaro, reclamou do gasto com os óleos da unção, taxando o ato como desperdício, já que os pobres poderiam ser beneficiados com o dinheiro da venda, Jesus lhe disse que os pobres sempre existiriam. Porque o pobre de hoje é o rico imprevidente de ontem. E a dor, a dificuldade, a privação, são suas melhores companheiras para a reversão das idéias egoísticas do tempo em que se julgava auto-suficiente na sua vida material. O rico, de acordo com os ensinamentos do Messias, não é o que junta, mas o que divide.
Ficamos muito felizes por ver as poderosas redes de TV noticiando, o que antes era para eles futilidades. Servindo-se de 150 soldados paraibanos da PM, como exemplo de fraternidade e amor ao próximo. Enquanto outra notícia falava de um homem que construiu um abrigo subterrâneo para 300 pessoas, com carroçarias de ônibus, os soldados sabem que a melhor defesa é o escudo que criamos em nossa volta em razão do amor que oferecemos ao semelhante.
Se alguém quiser ter garantia de defesa, que seja guardado por Jesus, atuando como seu auxiliar direto. Quando damos de comer a um irmão menor, é ao Cristo que o fazemos. Foi Ele quem nos garantiu isso. Se não formos protegidos pelo chefe maior do planeta, o mais interessado em que todos sejamos felizes, mas que conta com a nossa ajuda, não serão revólveres, cadeados, seguranças, cães de guarda, coletes que haverão de nos garantir vida longa e tranqüila. Jesus é o nosso melhor procurador para defender-nos diante de Deus, o Senhor da Vida. E quando Jesus pede, Deus atende, porque é um de seus filhos mais amados nesse universo de infinitos mundos.
Neste Natal, aprendi muita coisa sobre o comportamento dos homens. Enquanto vi milionários fúteis e equivocados, tive a ventura de conhecer gente simples, humana e misericordiosa. E estes são mais ricos do que os outros, com a vantagem de que a sua riqueza nenhum ladrão consegue roubar, nenhuma traça consegue roer e nenhuma ferrugem consegue destruir.
Texto publicado no site em 31/12/99

Octávio Caúmo Serrano
EURÍPEDES BARSANULFO, A UNESCO E O NÚMERO QUATRO
(Alkíndar de Oliveira)

(Atenção: neste texto há trechos com teor espírita).

Cara(o) amiga(o), que seus planos estejam em constantes realizações.

Este texto mostra como o número quatro é mágico. Comecemos pela UNESCO:
A UNESCO conseguiu de forma impressionante estabelecer os “quatro” pontos essenciais para o nosso desenvolvimento, conhecidos como “OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”, que são:

APRENDER A CONHECER;
APRENDER A CONVIVER;
APRENDER A FAZER;
APRENDER A SER.

Aliás, o número QUATRO parece mesmo ser um número meio cabalístico: Platão apregoou as “quatro faculdades da alma”; Aristóteles focou nas “quatro fontes da felicidade”; Erick Adickes falou das “quatro visões do mundo”; Eduardo Spranger mencionou as “quatro atitudes de valor”; Yung escreveu sobre as “quatro funções básicas”; Isabel Briggs Myers identificou “quatro tipos”; David Keirsey descreveu “quatro temperamentos”; a Gallup Organization dividiu seus temas em “quatro categorias principais”. Some-se a isto o fato de que os pontos básicos da capacidade natural em nós humanos também são quatro: estratégica, tática, logística e diplomacia.
Mas sobre o número quatro, veja algo surpreendente: anos antes da UNESCO estabelecer os QUATRO pilares da educação para o século XXI (Aprender a conhecer, Aprender a conviver, Aprender a fazer, Aprender a ser), o espírito Eurípedes Barsanulfo, pelas mãos do  médium mineiro Wanderley Soares de Oliveira, também nos passou QUATRO degraus para nossa evolução.
O Mestre Eurípedes nos ensina, pelas mãos do médium citado:

“Pugnemos por esta linha transformadora:
CÉREBRO INSTRUÍDO;
GRUPOS AFETIVOS;
MÃOS OPEROSAS;
CORAÇÃO SENSIBILIZADO.”

Caro(a)  leitor(a), veja a seguir a “coincidência” entre a metodologia de EURÍPEDES BARSANULFO e os QUATRO PILARES DA UNESCO.

Pense comigo:

“Cérebro instruído”, de EURÍPEDES, não tem a ver com “Aprender a Conhecer”, da UNESCO?

“Grupos afetivos”, de EURÍPEDES, não tem a ver com “Aprender a Conviver”, da UNESCO?

“Mãos operosas”, de EURÍPEDES, não tem a ver com “Aprender a Fazer”, da UNESCO?

“Coração sensibilizado”, de EURÍPEDES, não tem a ver com “Aprender a Ser”, da UNESCO?

Fabuloso, não é?

Por isto que podemos deduzir que em todo trabalho na  área espírita – e em qualquer outra área – para conseguirmos resultados efetivos, consistentes e duradouros, são necessários:
a) “O  estudo” (Cérebro Instruído);
b) “O exercício da convivência” (Grupos Afetivos);
c) Algum “trabalho prático”, por exemplo visitas caritativas a favelas (Mãos Operosas);
d) E então, “como conseqüência, seremos pessoas mais sensíveis e amorosas” (Coração Sensibilizado).

O que percebi: 
O último dos quatro itens citados,  APRENDER A SER, da UNESCO, e  CORAÇÃO SENSIBILIZADO, de EURÍPEDES (que são a mesma coisa), é conseqüência da prática dos três primeiro itens. 

Exemplifico:
a) Muitos de nós espíritas nos especializamos no estudo da doutrina (CÉREBRO INSTRUÍDO), mas não aprendemos a “conviver”. Por conseqüência patinamos na evolução. Tornamo-nos teóricos brilhantes, mas não sabemos conviver.

b) Outros de nós, espíritas, nos especializamos no estudo da doutrina  (CÉREBRO INSTRUÍDO) e também valorizamos e exercitamos a convivência com o próximo (APRENDER A CONVIVER), mas por não colocarmos as mãos para trabalhar (MÃOS OPEROSAS), não atingiremos o objetivo mais importante: o CORAÇÃO SENSIBILIZADO.

Talvez você já tenha conhecimento da coincidência citada mais acima. Mas, é importante reforçar que o médium  Wanderley Soares de Oliveira  recebeu mediunicamente os QUATRO PILARES DE EURÍPEDES anos antes da UNESCO. E – perceba -  itens idênticos aos da UNESCO!

Ainda em relação ao número “quatro” some-se a tudo o que comentei o fato de, como lembrou-me o amigo Adalberto Alexandre (de Fernandópolis-SP): o Livro dos Espíritos, tem “quatro” partes, que foram depois desenvolvidas suficientemente em “quatro” livros: “A GÊNESE”, “O LIVRO DOS MÉDIUNS”, “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” e “O CÉU E O INFERNO”.
Não bastasse todas estas “coincidências” sobre o número quatro, a natureza nos brinda com “quatro pontos cardeais”; “quatro luas” (cheia, minguante, nova e crescente) e para completar o primeiro nome dado a Deus em nosso planeta tinha quatro letras, o que também ocorre em nosso país: No Brasil o  nome do nosso Pai Maior também tem quatro letras: DEUS!!!
Caro(a) leitor(a), minha sugestão é que a coincidência aqui relatada nos inspire a adotarmos em nossas vidas os QUATRO PILARES DA UNESCO ou A LINHA TRANSFORMADORA DE EURÍPIDES BARSANULFO (o que dá na mesma).

DEPOIMENTO E GRATIDÃO

“Enquanto caminhava pelas ruas, rodeavam-me pensamentos diversos. Em pouco espaço de tempo, muitas coisas vieram em minha lembrança. Quando atravessava distraído a avenida, pude apenas me surpreender com o veículo que veio de repente . Não vi mais nada.
Algum tempo se passou, não sei dizer quanto, então, ainda sentindo as dores do meu corpo, despertei em lugar estranho. Parecia um grande hospital, onde muitos iam e vinham, mas não atentavam para mim. Uma senhora já grisalha aproximou-se e me dirigiu algumas palavras de conforto e pediu-me para que tivesse confiança. Não entendi direito, mas mantive-me deitado e adormeci.
Alguns dias transcorreram, até que pude compreender o que tinha ocorrido comigo. Lembrei-me da luz forte em minha direção e então soube verdadeiramente o que havia acontecido. Não posso dizer que aceitei com resignação, pois muito chorei e lamentei. Lembrei-me de todos meus familiares e quis reve-los. Mas orientaram-me que no momento certo eu poderia faze-lo. Estou bem recuperado dos traumas e ainda reluto em compreender o porquê de certas coisas. Aos poucos vou sendo esclarecido.
Quero agradecer a lembrança dos que me querem bem. Seus pensamentos são sentidos por minha alma. Sejam felizes, pois estarei com vocês quando me for permitido. Peço que possam ser abençoados em suas lutas diárias com a certeza de que nada termina com a morte. Apenas adentramos em um mundo de novos conhecimentos e reflexão. Nossa intimidade aos poucos vai se revelando e podemos saber sobre nossos anseios e necessidades. Deixo a todos meu abraço de gratidão e despeço-me feliz por poder falar-lhes novamente. Até breve, em uma nova oportunidade ofertada pelo Pai.” – Um Espírito agradecido

Espírito: Um Espírito agradecido
GEBEM

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS 2011 NA NOSSA CASA:











CONFRATERNIZAÇÃO 2011 NA NOSSA CASA:













CORPO SANTUÁRIO DO ESPÍRITO

"O corpo é o santuário do Espírito. É através dele que a criatura encontra condições para avançar na senda evolutiva. O corpo carnal, este instrumento tão pouco compreendido pelos que se consideram espiritualizados, precisa ser bem tratado, pois serve de móvel para o desenvolvimento espiritual neste e noutros mundos, mesmo que em outras condições materiais. Fazendo uma comparação, digamos que esta vestimenta seja como o casulo da borboleta. Aparentemente apenas um casulo, mas sem ele jamais aquele frágil animalzinho poderia pretender alçar os vôos que embelezam a paisagem terrena.
Amigos! A responsabilidade pelo corpo carnal é grande. Não se trata de mera vestimenta transitória, mas sim de única forma que tem o Espírito para evoluir, enfrentando as dificuldades trazidas pela vida neste planeta. Carece de cuidados, dados por muitos setores da medicina terrena e também de outras ciências que estudam este campo ainda um tanto desconhecido da grandeza divina.
Como podereis compreender de que forma funcionam os genes que se entrecruzam no ato divino da procriação? Como podereis compreender de que forma um homem normal e inteligente pode dar origem a uma criatura desprovida do menor traço de racionalidade? Apenas a grandeza e a justiça de Deus podem explicar tais coisas, pois nos campos da ciência terrena ainda não encontrareis tão cedo respostas para estas realidades. Apenas a ponta do véu foi erguido pela ciência. Entretanto podereis encontrar respostas para muitos males do corpo e estes, inúmeras vezes, são decorrentes dos desgastes a que a ele impõem as pessoas que, sem ter o cuidado necessário, acrescentam incontáveis moléstias ao equipamento que lhe servirá de instrumento para sua redenção espiritual.
As células são como pequenas peças de um grande engenhoso projeto e são necessárias bilhões delas para formar um corpo. Porém, se alguma se desorganiza logo o desequilíbrio desta dispara um gatilho de desarranjamento celular que culmina nas enfermidades, muitas vezes evitáveis. Os excessos de toda ordem são como gotículas de veneno que, inoculados nessa população celular, desencadeia uma série de eventos que se não forem detidos culminarão nas moléstias do corpo.
Muitas vezes olhais perplexos para vossa economia orgânica danificada e não percebeis que a doença que lhe aflige foi desencadeada pelo vosso próprio descuido.
Irmãos, cuideis da alma, mas cuideis também do corpo, única forma de chegardes aos cumes da perfeição. Que Jesus os abençoe e vos mostre os caminhos que deveis percorrer com garra e determinação, mas principalmente que possais compreender que sem cuidar da máquina humana ela não poderá produzir sequer um minuto se sua engrenagem estiver enferrujada.
Paz para todos."

Mensagem mediúnica
Classificação: familiares
Espírito: O guia da médium
SEEAK
CENTRO ESPÍRITA OU IGREJA?

 Casa cheia. As pessoas se movimentam com rapidez buscando seus lugares. Encontram conhecidos, comentam a meia voz sobre o resultado do último jogo, o custo de vida, a desvalorização do real ou o capítulo da novela, enquanto aguardam. Na hora marcada iniciam-se as atividades. Alguém faz uma prece e em seguida começa um belo canto evocando a paz, o amor, a fraternidade. Depois, uma música do acervo popular, afinal é tempo de modernidade.
Às vezes, as empolgadas vozes entoam mais de um canto, embaladas ou não por um violão ou teclado. Também pode ser meia dúzia de jovens de boa-vontade, que timidamente entoam canções com suas pastinhas de cantos. Em seguida iniciam as pregações, depois as "bênçãos". A seguir, para encerrar, mais cantos. Pronto! Missão cumprida para ambos os lados. Todos vão para casa por terem cumprido sua obrigação de bons cristãos. Se algum ensinamento ficou, não se sabe, mas que importa? Aqueles momentos de convívio "traz uma paz enorme", dizem. Quem pensou que estamos tratando da Igreja Católica tradicional ou carismática, enganou-se. Estamos dentro de um Centro Espírita.
Não são poucas as casas espíritas do país que adotam o procedimento de entoar cantos e hinos nas reuniões públicas. Existem centros que distribuem até hinários entre os frequentadores para que a cantoria seja acompanhada. Outras, já possuem os grupos de "cantores" que, no encerrar das atividades, demonstram seu talento com canções populares. O acervo varia de Pixinguinha a Roberto Carlos. Não faltam, claro, as que são compostas por ilustres artistas desencarnados.
Consultando os postulados da Doutrina Espírita, nada encontramos que justifique este estranho hábito. Na verdade é mais um dos muitos costumes seculares dos homens, que foram inseridos nas casas, por obra e graça da ignorância. A heterogeneidade das práticas que se vê é, sem dúvida, grave sintoma da situação de atraso em que se encontra o Movimento Espírita, a despeito do que acham os modernos intelectuais, que enxergam nisso um "grande avanço espiritual do homem do terceiro milênio". Chega de engessar a Doutrina, dizem uns. É necessário inovar, dizem outros. E haja invenção.
Há que se considerar as razões pelas quais as casas espíritas tomaram este rumo. Se fizermos um retrospecto ao nascimento do Movimento Espírita, certamente teremos a resposta. Somos um povo de tradição católica o que facilitou sobremaneira a inserção de práticas da antiga crença em nosso meio, à semelhança do que fez o judaísmo na gênese do movimento cristão.
Quem conhece a história da implantação da Doutrina Espírita no Brasil sabe que houve divergências entre grupos científicos e místicos. Estes últimos, naturalmente ligados à Igreja Católica, foram os que ganharam força e forma sob os auspícios do "anjo Ismael" que, segundo dizem, é o guia espiritual do país. Estruturada para ser nada menos que a representante de Deus no planeta, a Federação Espírita Brasileira – FEB, fundamentou toda sua base na organização secular da igreja. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Se, com isenção de ânimo e fanatismos, alguém examinar o livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", grande pilar do pensamento ismaelino, poderá ter idéia das razões pelas quais os centros espíritas assemelham-se a pequenas igrejas. E por acaso já se viu igreja sem cantos?
Avaliar esta prática é tarefa para agora. Entoar hinos e cantos em reuniões públicas de esclarecimento não faz sentido. O Centro Espírita ensina ao homem o caminho da iluminação interior, do autoconhecimento, para que ele se liberte de velhos conceitos, velhos hábitos, sufoque o homem velho e deixe despontar um novo ser, como diz o mestre Paulo de Tarso. Permanecer na prisão do homem velho é sutil armadilha da ignorância.
A Doutrina Espírita veio trazer novos conhecimentos acerca do Espírito, mas também veio nos falar de coisas velhas e esquecidas, como a simplicidade da mensagem de Jesus, com toda sua força e pureza. O Centro Espírita faz o papel de divulgador dessa mensagem e dentro desse espírito precisa tratá-la com seriedade.
As reuniões públicas são momentos graves onde procuramos nos instruir através da palavra que liberta consciências. É onde os Espíritos superiores buscam ocasião de ajudar as pessoas em seus problemas através dos fluidos que emanam do ambiente. Para eles os rituais nada dizem. Cantorias, hinários ou qualquer outra forma de manifestação exterior só valem para nós, Espíritos imperfeitos, que ainda nos apegamos a fórmulas como se pudéssemos ser ouvidos por muito falar. O Mestre nos ensina o contrário. O Espiritismo não necessita de remendos, embora possa ser ajustado em pontos onde contradisser a Ciência ou fosse autorizado pelo inexistente Controle Universal.
Exercitar a Doutrina Espírita de forma plena deve ser o objetivo dos espíritas. Isso só poderá ser feito quando se deixar de lado os velhos costumes e adotarmos outros mais saudáveis, como o do estudo por exemplo. Este sim, poderá nos alertar sobre os caminhos que trilhamos, pois nos ensina a reconhecer o joio em meio ao trigo. A prática dos cantos e hinos antes e depois das palestras nos aponta para duas justificativas. A primeira é essa da força do hábito, exacerbada pelo espírito de catolicismo, semeado no meio espírita pela doutrina de Ismael. A outra é mais séria e consequência da primeira: trata-se do desconhecimento da gravidade das tarefas abraçadas e do verdadeiro objetivo do Espiritismo.
Nas reuniões públicas bem conduzidas, os Espíritos amigos realizam as boas obras no campo do tratamento da obsessão, das doenças físicas e dos sofrimentos de toda ordem. É um momento em que os presentes refletem sobre os ensinamentos ministrados, sem falar na ajuda aos desencarnados que nelas são levados para serem esclarecidos. Portanto, carece de um clima especial de recolhimento e oração. Entender isso é essencial para o sucesso dos trabalhos. A música desperta a emoção, quando o momento pede o despertar da razão. Sejamos sinceros e deixemos as músicas de Roberto Carlos, de louvor a Allan Kardec, a Francisco de Assis ou à mãe de Jesus para outras ocasiões e lugares.

Vanda Simões
A CHAVE PARA O ENTENDIMENTO

“Caros irmãos, podeis ser melhores do que sois. Tendes nas mãos a chave do entendimento da mensagem do Cristo e se souberdes utilizá-la sereis conduzidos no caminho do bem. Deverá haver dentro de vós uma chama que arde e que vos faça buscar esta chave verdadeiramente.
A Doutrina Espírita é para todos vós o caminho e o referencial para vossas vidas. Como a Terceira Revelação, vem trazer esclarecimento e complementar a mensagem de Jesus. Se quereis entender Jesus, compreendei a Doutrina, que é esta mensagem em sua mais ampla expressão. Através da Doutrina Espírita tereis contato com princípios nunca antes tratados com tanta clareza, como a reencarnação, a lei de causa e efeito, a pluralidade das existências e o homem sendo visto como Espírito imortal e perfectível.
Quantos de vós, ainda na ignorância, não conseguis vos desvencilhar de situações de sofrimento e dor? Quantos de vós, desesperados, não encontrais caminho para o vosso alívio? Viveis em um mundo de provas e expiações, no qual predominam o sofrimento e as injustiças, no qual habitam almas ainda pouco esclarecidas que envolvem-se em seus próprios princípios e que pouco ou nada fazem para beneficiar a humanidade.
Existem lugares em que podeis observar o sofrimento dos vossos irmãos através da fome, guerra e a total falta de recursos materiais, contrastando com outro lado, onde existe o progresso, o desenvolvimento tecnológico, facilitando a vida de tantas pessoas, mas que devido  ao atraso moral, tornaram-se escravas desse sistema. Porém, mesmo que possam ver a miséria e sofrimento de tantos, não conseguem ter em seus corações a piedade, capaz de impulsioná-las  no caminho da caridade de que fala o Evangelho, procurando socorrer e aliviar o sofrimento destes que choram.
Que será de vós se não tiverdes a boa e verdadeira instrução? O que estais esperando para vos apegar ao Evangelho com afinco, alimentando a vossa alma que está sedenta e dando a ela o pão da vida e a água que saciará a vossa sede eternamente. Não podereis dizer que sofreis injustamente ou que sois bom demais para terdes em vossas vidas tantas dificuldades. O sofrimento e as dificuldades são para vosso Espírito oportunidades ímpares de crescimento e entendimento da vida, não pelo mal que vos causa, mas pela necessidade gerada por este mal-estar em procurardes respostas para eles e, assim, exercitardes a paciência, a resignação, desenvolvendo a inteligência que Deus vos concedeu para que busqueis a Verdade.
Jesus já vós dissestes: “Conhecereis a Verdade e ela vos libertará”. O que é a Verdade, senão a mensagem de Jesus, que é o Evangelho, a Boa Nova, esta mensagem que vos mostra o caminho que deveis seguir para chegar ao Pai? A Doutrina Espírita vem retirar  o véu dos vossos olhos e colocar esta mensagem de forma clara, para que todos vós tenhais condições de compreendê-la. Todo aquele que tiver vontade firme, cuideis de ajustar o vosso Espírito, buscando Jesus e rogando forças para lutar contra as próprias imperfeições, que são verdadeiros entraves para vosso adiantamento.
A Terra se tornará um mundo de regeneração onde habitarão Espíritos que farão deste lugar um mundo mais justo. Portanto, se quereis ser dignos de nela viver torneis-vos homens de bem e o caminho é a Lei, expressa no Evangelho. Busqueis a Verdade e estejais com Jesus”. – O guia do médium.

Mensagem mediúnica
Classificação: Espíritos instrutores
Espírito: O guia do médium
GEBEM

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Parte da entrevista do ROMÁRIO ao jornalista Cosme Rimoli da TV Record.
 Você foi recebido com preconceito em Brasília?

    Olha, vou ser claro para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas... Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente... Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais!

Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio?
    Você não tenha dúvidas de que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento. A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk... É um escândalo! Uma vergonha! Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos. Para que gente poderosa vai querer a população consciente? O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México. Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar.

Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos ...

    Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá...Pernambuco... Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze... Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil.

São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda?

    Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto... E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá. Prometem, falam, garantem mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito. E depois aceleradas com gastos que ninguém controla.

O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos e entregue para um clube particular?

    Você está falando do estádio do Corinthians, não é?!  Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for. De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de politico que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa.

A Fifa vai fazer o que quer com o Brasil?

    Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$ 3 a R$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio. O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.

Ricardo Teixeira tem condições de comandar o processo do Mundial de 2014?

    Não tem de saúde. Eu falei há mais de quatro meses que ele não suportaria a pressão. Ser presidente da CBF e do Comitê Organizador Local é demais para qualquer um. Ainda mais com a idade que ele tem. Não deu outra. Caiu no hospital. E ainda diz que vai levar esse processo até o final. Eu acho um absurdo.

Muito além da saúde de Ricardo Teixeira. Você acha que pelas várias denúncias, investigações da Polícia Federal... Ele tem condições morais de comandar a organização Copa no Brasil?

Não! O Ricardo Teixeira não tem condições morais de organizar a Copa! Não até provar que é inocente. Que não tem cabimento nenhuma das denúncias. Até lá, não tem condições morais de estar no comando de todo o processo. Muito menos do futebol brasileiro ...

O ABRAÇO

Estudos têm revelado que a necessidade de ser tocado é inata no homem. O contato nos deixa mais confortáveis e em paz.
O Dr. Harold Voth, psiquiatra da Universidade de Kansas, disse: O abraço é o melhor tratamento para a depressão.
Objetivamente, ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado.
Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que você se sinta mais jovem e mais vibrante.
No lar, um abraço todos os dias reforçará os relacionamentos e reduzirá significativamente os atritos.
Helen Colton reforça este pensamento: Quando a pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro.
O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.
É interessante notar que reservamos nossos abraços para ocasiões de grande alegria, tragédias ou catástrofes.
Refugiamo-nos na segurança dos abraços alheios depois de terremotos, enchentes e acidentes.
Homens, que jamais fariam isso em outras ocasiões, se abraçam e se acariciam com entusiasmado afeto, depois de vencerem um jogo ou de realizarem um importante feito atlético.
Membros de uma família, reunidos em um enterro, encontram consolo e ternura uns nos braços dos outros, embora não tenham o hábito dessas demonstrações de afeição.
O abraço é um ato de encontro de si mesmo e do outro. Para abraçar é necessário uma atitude aberta e um sincero desejo de receber o outro.
Por isso, é fácil abraçar uma pessoa estimada e querida. Mas se torna difícil abraçar um estranho.
Sentimos dificuldade em abraçar um mendigo ou um desconhecido. E cada pessoa acaba por descobrir, em sua capacidade de abraçar, seu nível de humanização, seu grau de evolução afetiva.
É natural no ser humano o desejo de demonstrar afeição. Contudo, por alguma razão misteriosa, ligamos ternura com sentimentalidade, fraqueza e vulnerabilidade. Geralmente hesitamos tanto em abraçar quanto em deixar que nos abracem.
O abraço é uma afirmação muito humana de ser querido e de ter valor.
É bom. Não custa nada e exige pouco esforço. É saudável para quem dá e quem recebe.
*   *   *
Você tem abraçado ultimamente sua mulher, seu marido, seu pai, sua mãe, seu filho?
Você costuma abraçar os seus afetos somente em datas especiais?
Quando você encontra um amigo, costuma cumprimentá-lo simplesmente com um aperto de mão e um beijo formal?
A emoção do abraço tem uma qualidade especial. Experimente abraçar mais.
Vivemos em uma sociedade onde a grande queixa é de carência afetiva.
Que tal experimentar a terapia do abraço?

Redação do Momento Espírita, a partir de adaptação do texto A importância do abraço, do Prof. Jorge Luiz
Brand e Rolando Toro Araneda, Biodança, coletânea de textos.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 2, ed. Fep.
Em 05.12.2011.

O ESPIRITISMO ENCONTRA GIUSEPPE VERDI

Mundialmente conhecido, Giuseppe Verdi, é um dos maiores compositores clássicos italianos.
Contava 15 anos em 1828, quando exibiu pela primeira vez uma sua sinfonia de abertura, todavia, seu percurso foi longo, alternado de momentos de produtividade com momentos de profunda tristeza.
Respectivamente em 1838, 1839 e 1840 Giuseppe Verdi perdeu a filha Virginia Maria, o filho Icilio Romano e a esposa Margherita.
Abalado emotivamente, Verdi viu sua carreira declinar. A trazê-lo novamente em vida, um trabalho: criar a melodia para o texto de Temistocle Sorela – Va pensiero – criada para a obra Nabuco. Verdi ainda se achava “em luto” e não havia algum desejo de voltar a compor, quando, acidentalmente, de algumas paginas que lhe caíram das mãos, ao recolhê-las começou a ler quanto escrito e se apaixonou. “Va pensiero” foi apresentada ao publico pela primeira vez no Teatro alla Scala, em Milão, em 1842.
Daquele momento em diante, a carreira de Verdi decolou, com obras que ainda hoje marcam o cenário musical mundial como MacBeth, inspirada na obra de Shakespeare e encenada em 1847, Rigoletto, em 1851 e em seguida àquela que o consagraria para a história – La Traviata.
Giuseppe Verdi se casou novamente, e novamente perdeu uma pessoa querida -  sua esposa Giuseppina veio a desencarnar em 1897.
Em 1899 Verdì deu vida àquela que ele definiu como a sua obra prima: a Casa de Repouso Giuseppe Verdi - obra assistencial para acolher artistas e em particular músicos que dedicaram a vida à musica mas que chegaram a idade madura em dificuldades, com poucos recursos econômicas para a própria subsistência. Na Casa Verdi encontrariam um lugar onde viver os últimos anos que lhes restassem em contato com a própria arte.  Quis que os mesmos fossem chamados “hóspedes”, e assim o é até os dias de hoje. O primeiro hospede chegou em 10 de outubro de 1902, foram milhares desde então. A partir de 1998 a Casa passou a hospedar também jovens músicos em dificuldade, o conceito de seleção é o merecimento, o verdadeiro talento unido a dedicação e amor pela musica. Na Casa Verdi são realizados concertos e conferencias e diversas atividades culturais. Antes de seu  desencarne, Verdi fundou uma Fundação que se ocupasse de Casa Verdi e de seus hospedes, deixando à mesma os direitos autorais de suas obras. Nos anos vindouros Casa Verdi conquistou outros doadores e é reconhecida pelo Governo italiano como obra assistencial de utilidade publica.
Verdi deixou a Terra em 28 de janeiro de 1901 com 87 anos e no seu testamento instruções precisas para o seu funeral: deveria ser de manhã bem cedo, ou no finalzinho da tarde, muito simples e sem musica, em silencio; mesmo assim, se estima que teriam comparecido quase 100 mil pessoas, pelas ruas da cidade teriam sido espalhadas palhas a  fim de abafar o rumor dos cavalos. A cripta que hospeda Verdi e sua esposa, Giuseppina, se encontra no jardim da Casa Verdi e pode ser visitada pelo publico durante o dia.
http://www.casaverdi.org
Na ultima quinta-feira 24 de novembro, Casa Verdi hospedou uma palestra sobre a música proferida por Regina Zanella, dirigente do grupo espírita Sentieri dello Spirito, que é uma estudiosa e amante da música. Regina introduziu conceitos de Gioacchino Rossini, contidos em Obras Póstumas, de Emmanuel em o Consolador, de Hermínio Miranda e outros. O fez em modo delicado, sem proselitismo de crenças, como faz quando se encontra diante de um publico não espírita, respeitando seu intento que era de transmitir ao publico presente, profundamente conhecedor da música, mas atento e emocionado, a essência da continuidade da vida, da imortalidade da Alma.
Ao fim da exposição, Regina foi convidada a retornar em nova ocasião, os hóspedes ali presentes se sentiram muito tocados interiormente, alguns conceitos lhes calaram no intimo, como este de Emmanuel em o Consolador:
“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas (...) O verdadeiro artista é sempre o médium das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, tocou as cordas mais vibrantes do sentimento humano, elevando-o da Terra até o infinito, abrindo em cada caminho a ânsia dos corações em direção de Deus, nas suas supremas manifestações de sabedoria, de paz e de amor”.
Dentre os hospedes presentes, que se cumprimentaram pela exposição, a sra.  Mirella Abriani, poetisa italiana, irmã de um notável  músico desencarnado (Casa Verdi acolhe também familiares), e tradutora de português, francês e alemão. Mirella traduziu também cerca de 14 títulos espíritas, dentre os quais: O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos de Kardec, Boa Nova e Mãos Unidas de Emmauel. Sendo muito reservada a tradutora não comenta nunca sobre o seu trabalho, portanto a maioria das pessoas desconhecem os títulos por ela traduzidos.
Estatua de Verdi, colocada na Praça Buonarrotti, onde se encontra a Fundação

(Informações e fotos recebidas em email de Manuel Claudiano Zani, claudiano@sentieridellospirito.it)

Miranda Maris, nascida em 1919 e Regina Zanella. Miranda foi uma notável  bailarina do Teatro alla Scala de Milano. Por causa de um problema de saúde teve que deixar a dança, se tornou enfermeira para cuidar de artistas. Foi assistente de Maria Callas.       
Regina e Claudiano Zani com Rossana Maggia, cantora lírica de fama internacional. http://www.rossanamaggia.it
Com Regina a violinista Tina Aliprandi, 91 anos. Entre os hospedes de Casa Verdi era uma das mais emocionadas. Fala português. Revelou ter vivido no Brasil, no Rio de Janeiro, de 1948 a 1951, tocava na Orquestra Sinfônica Brasileira,  conheceu Villa Lobos. No Rio, veio a conhecer o Espiritismo, leu o Livro dos Espíritos, acredita na reencarnação. Infelizmente uma vez retornada a viver na Itália nunca mais teve contato com a Doutrina e nem mesmo encontrou com quem conversar sobre o tema. Para ela a palestra foi uma dupla surpresa.


Regina Zanella
Milão, Itália
CONSELHOS DE MÃE

“Minha filha, Deus te abençoe! Porque tanta pressa? Porque não esperar a vontade de Deus se fazer aonde a nossa não tem força. Você que sempre me pediu para esperar, para aguardar a hora certa das coisas acontecerem em nossas vidas, agora quer acelerar as coisas da vida! Eu também estou com saudades e senti muito a distância de nossa casa, principalmente agora que eu achava que ela era nossa. Agora estou começando a entender que todas as coisas são de Deus e Ele nos empresta por um tempo. Antes eu imaginava isso, mas só agora é que eu posso entender melhor e quero mesmo te pedir para que pense nisso com cuidado, porque você ainda tem muita vida pela frente e deve se ocupar das coisas que Deus nos dá e não daquelas que Ele nos empresta.
Não sei de todas as coisas que Deus tem para você, mas acho que naquilo que tem a ver comigo, nesta vida, sua tarefa já foi feita e viver de forma diferente agora é muito importante para você. Se você fosse uma pessoa sem apoio seria difícil mudar, mas tantas são as coisas que você tem para te ajudar, que tudo fica bem mais fácil.
Quero que você se lembre de levar aos seus irmãos a minha benção, respeitando a crença de cada um e se importando mais em ajudá-los a viver bem do que em provar que eu continuo viva. Na intimidade de cada um deles já sabem disso, mas a ausência da mãe deixa o filho triste e emburrado. É bom deixar que o Pai cuide de algumas coisas que nós não sabemos fazer.
Estou muito melhor do que estava, já posso caminhar e conversar tranqüilamente, coisa que no começo eu não podia. Quando a gente deixa de sofrer a dor do corpo a gente sofre a dor da alma, por conta de não entender o que se passa, como a gente deve agir e às vezes não se sabe nem aonde está. Leva um tempo para a gente acordar, leva mais um tempo para a gente se recuperar e mais um tempo para entender.
Quando vinha a saudade era difícil, porque para poder melhorar não se pode sair para visitar ninguém e a única coisa que alivia a saudade são as visitas que se recebe, que também não podem ser muitas porque nos confunde, não se sabe se é velho porque lembra dos filhos ou se é criança porque reencontra os antigos. Mas de pouco em pouco tudo se arruma e a vida volta a existir do lado de cá.
Seu Antônio está aqui comigo me ajudando, porque não sei ainda fazer isso sozinha, então eu falo e ele escreve. Daqui eu vou para a minha casa, que também é casa de Deus, para começar a aprender muitas coisas que eu ainda não sei, para entender melhor as coisas que vivi, e para depois saber como será. Junto de mim também está outro homem que foi do Centro e que está me ajudando nessa visita, o seu nome é Marregas.
Tenho que ir e sempre que puder vou visitá-los, como for permitido. Deixo um beijo a todos com muitas saudades e um especial para você que cuidou de mim! Fique com Deus!”. – Nercina


Mensagem mediúnica
Categoria: Espíritos familiares
Espírito: Nercina
GEBEM

A CARIDADE E SUA EXPRESSÃO

“A caridade precisa ser melhor compreendida entre vós, espíritas. Existem entre os adeptos do Espiritismo aqueles que acreditam estar realizando as boas obras, quando estão matando a fome dos pobres e deserdados dessa Terra. Certamente o Pai Celestial alegra-se com vossos impulsos de amor ao vosso próximo, porém, necessário se faz o entendimento de que a plenitude da caridade, ou seja, sua máxima expressão, acontece na criatura humana de dentro dela para seu exterior. É aceitável que dentre vós convideis os maus e os que estão perdidos para distribuírem dádivas aos que padecem sofrimentos, mas deveis preocupar-vos antes com a situação interior desse a quem quereis ajudar.

Nas vossas casas espíritas, recebeis grande número de irmãos que vos pedem orientação e amparo para a solução dos seus problemas pessoais. Examinai cada casa, avaliando-as à luz dos ensinamentos codificados. Encaminhais os obsediados, os doentes, para vosso serviço de desobsessão e curas, mas preocupai com a instrução evangélica básica, que dará a eles chance de corrigirem condutas e modificarem tendências. Não os encaminheis para as frentes assistenciais. Não se coloca para servir nas fileiras da caridade, aqueles que não receberam o preparo mínimo para ele. Caridade é atitude sublime do Espírito em favor de sim mesmo, mas acima de tudo, voltada para a felicidade do próximo. Só pode fazer a verdadeira caridade o homem que se instrui e se prepara para executá-la com todas as suas conseqüências morais.

Tendes aprendido desde o nascimento de vossa doutrina que só o conjunto de valores morais adquiridos pelo exercício dos princípios cristãos constitui-se na expressão máxima da caridade. Tendes ainda em vossa alma, elevada gama de tendências e hábitos viciosos. Urge que sejam modificados pelo vosso esforço em educar-vos. Não deixeis para outras encarnações aquilo que podeis concretizar na presente. Não podeis sonhar ainda com vosso futuro, principalmente quando ainda vos encontrais escravos do presente.
Jesus aguarda vosso esforço na prática das máximas que ensinou. Elas resumem a vivência da caridade em sua forma mais pura e sublime.” - Antônio de Larzim

Mensagem mediúnica
Classificação: Espíritos superiores e instrutores
Espírito: Antônio de Larzim
GEBEM
OITENTA POR CENTO HONESTO

A imprensa brasileira notificou nos últimos dias, que o programa de inutilidades do apresentador Carlos Ratinho Massa, do Sistema Brasileiro de Televisão - SBT, vende gato por lebre. Ficou comprovado a fraude em mais de uma centena de "casos". Ele, para se defender, saiu-se com a seguinte pérola: "Dos 1.500 casos que já apresentei em meu programa, uns 150 devem ter sido falsos, o que significa que ainda tenho 90% de credibilidade". Ou seja, pela lógica vesga do sujeito, não há nada demais em se mentir 10 ou 20%. Melhor, pelo seu raciocínio, ainda se pode ter muita credibilidade, ainda que tenhamos sido apanhados "com a boca na botija", como se diz popularmente. Isso nos faz lembrar um ex-governador de nosso estado (Maranhão), em tempos idos, que quando foram demonstradas as falcatruas de seu governo, também se saiu com semelhante defesa. Afirmou que tinha sido 80% honesto.
Bem, o leitor deve estar perguntando o que temos nós a ver com isso. Diremos que casos como esses nos preocupam sobremaneira, pois demonstram a quantas anda a situação de descontrole moral existente na sociedade. No caso do programa de televisão, o mais grave é que apesar de ter sido constatado a grosseira fraude, o provável é que isso não modifique os índices de audiência do programa. A maioria de seus telespectadores, sequer lê jornal. No caso do ex-governador, ele acaba de ser eleito para cargo de grande importância na nação. Ou seja, para a sociedade brasileira pouco importa se os homens são de bem ou não.
Parece que as pessoas deixaram de dar importância aos valores do caráter. Importam-se pouco com as consequências dos atos, desde que tragam alguma espécie de prazer. E o prazer mórbido em ver os sofrimentos alheios é algo que mereceria um estudo mais aprofundado pelas ciências do comportamento, pois denota um estado patológico da alma. O programa permanecerá nos mesmos patamares de audiência justamente pela razão que faz dele, e de todos os de sua categoria, o mais abjeto dos que já foram apresentados. O povo adora.
Deixando de lado os aspectos nada éticos dos programas que vendem a desgraça alheia, voltemos para o cerne da questão: a miséria moral da humanidade. É fato patente que estamos vivendo tempos de muitas dificuldades. Não se pode negar que fica cada vez mais difícil lidar com as questões rotineiras da vida, sem se deparar com situações que nos levam a meditar se aquilo está correto ou não. As pessoas acostumaram-se conviver com o erro de tal forma que ouve-se frequentemente declarações as mais estapafúrdias, vindas de quem teoricamente teria que exemplificar mais e melhor, por serem homens públicos, portanto, formadores de opinião.
O ser humano está carente de valores verdadeiros. Seus heróis são todos homens comuns, sem compromisso com as verdades, sem condições morais para exemplificar. Os poucos existentes são ligados às práticas cristãs, o que demonstra que os filhos de Deus não conseguem caminhar sem a muleta do rótulo religioso a lhe direcionar os passos.
Os homens públicos, políticos ou não, contentam-se com a postura do "agradar pelo agradar", sem compromisso com a causa pública, ou com a formação de valores mais sólidos no caráter dos jovens da comunidade. E os jovens vão se formando com a ideia torta de que se pode ser mais ou menos honesto, mais ou menos fiel, mais ou menos sério.
Jesus trouxe até nós um código moral que nos ensina a forma que devemos agir para que não se cometa tantos enganos, mas quem se importa com isso? Lá Ele diz: seja seu falar sim sim, não não. Ou seja, a sua doutrina não comporta meias-verdades. Ou somos, ou não somos. No Movimento Espírita, infelizmente, existe essa mentalidade de que se pode ser mais ou menos tudo. E vamos por aí, realizando o trabalho pela metade, tratando as obsessões também pela metade, e dizendo as coisas de forma velada, pela metade, sem coragem para assumir opiniões, pois acham que se pode ser mais ou menos sinceros. E viva a hipocrisia!
Se os seguidores de Jesus soubessem a seriedade de sua doutrina, teriam mais cuidado com ações, pensamentos e condutas. Só quem não compreende a que Ele veio é que pode contentar-se com um estado superficial de prática doutrinária. O Mestre quer a reforma da humanidade, a iluminação da criatura que pensa, quer transformar o homem comum em algo especial, para que se possa varrer da face da Terra, cenas grotescas da miséria, bem como aqueles que se comprazem em assisti-las. Banir essas anormalidades do planeta é uma das metas do programa de transformação pelo qual passará o orbe em breve. Depois disso, não mais encontraremos cristãos pela metade, pois todo o homem será luz, conforme nos promete o Senhor em seu Evangelho.
Texto publicado no site em 30/10/98
 OBS.: VOCÊ ACREDITA QUE HOJE ESTÁ MELHOR DO QUE EM 1998??????
             PENSE NISSO!!!!!!!!!!!!!!

VANDA SIMÕES