quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

QUAL A MANEIRA MAIS PRÁTICA PARA SE EXPLICAR QUE EVOLUIMOS DO ÁTOMO AO ARCANJO ?

A forma mais direta de explicar a nossa evolução é trabalhando a ideia da evolução do princípio espiritual unido ao princípio material.
Se consultarmos a pergunta 22-a de O Livro dos Espíritos, veremos que matéria é o instrumento de que este (Espírito) se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.
E como o Princípio Espiritual se serve do Princípio Material?
Segundo O Livro dos Espíritos, perguntas 60 e 585, na Natureza nós temos duas classes e quatro reinos.
Na classe inorgânica temos o reino mineral, cujas características temos a matéria inerte e a força mecânica, ou seja, formada apenas pela agregação da matéria. O princípio espiritual ligado a este reino apreende apenas a atração dos elementos químicos (átomos) que compõem esta matéria.
Na obra A Gênese, já é trazida conceitos complementares importantes, onde os Espíritos nos dizem que existem muitos outros reinos que sequer suspeitamos. Entre as classes, orgânica e inorgânica, já foram catalogados pela ciência alguns reinos intermediários, como os vírus (alguns cientistas crêem que sejam minerais ainda na forma de cristais), moneras, protistas e os fungos, que tem as características do reino mineral e estão aprendendo a vitalidade.
Quando passamos para a classe orgânica, temos os reinos, vegetal, animal e hominal.
O reino vegetal possui a mesma matéria inerte e força mecânica, mas já nos traz um componente novo:- a vitalidade.
O reino animal se diferencia dos anteriores por ter, além da matéria inerte, da força mecânica e da vitalidade, a inteligência instintiva de sua existência e de sua individualidade.
Já o reino hominal tem tudo o que existe nos reinos anteriores e mais um acréscimo:- a inteligência especial e indefinida que nos dá a consciência do futuro, a percepção das coisas extra-minerais e o conhecimento de Deus.
Quando chegamos ao reino hominal, a nossa ferramenta (corpo físico) de evolução já está no automatismo animal (você sabe quantas vezes piscou desde quando começou a ler o texto?). Em alguns reinos inferiores pelos quais passamos enquanto princípio inteligente, não existe a visão, então já é a hora de começarmos a aprender a moralidade e entender as Leis de Deus que estão em nossa consciência.
Quando o Espírito começa este processo, ele começa a desenvolver as duas asas rumo à perfeição:- a asa da moralidade e a asa da inteligência.
E é este caminho percorrido, desde o mais primitivo princípio inteligente ainda apreendendo as experiências de atração molecular nos minerais até a utilização correta do livre-arbítrio e o desenvolvimento rumo à perfeição é que andamos na estrada da Natureza, “do átomo ao arcanjo, que por sua vez também  começou no átomo”.
OBSERVAÇÃO: Leia os capítulos II e IV da parte segunda, e os capítulos VI e X de A Gênese para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário