quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

EM QUAL ESCOLA VOCÊ MATRICULARIA SEU FILHO:



Imagine você, com sua família, transferindo-se de endereço para outra cidade. Depois de adaptar-se à nova rotina, novo bairro, novos vizinhos, você começa a pensar na educação do filho e sai a procurar a melhor escola para ele. Decide então conhecer as duas instituições de ensino da cidade.
Na primeira escola visitada, conhece o método pedagógico e o sistema de avaliação. As crianças aprovadas, após o ano letivo, são promovidas a uma classe especial, de elite. As reprovadas, são trancadas numa sala, de onde jamais poderão sair. Nem os pais poderão visitar os filhos... ESSAS CRIANÇAS NÃO TERÃO OUTRA CHANCE. Nunca mais!
Na segunda instituição de ensino, o sistema é diferente. As crianças aprovadas no teste de avaliação são promovidas para o grau imediatamente superior. Mas, ao contrário da outra escola, as crianças não aprovadas terão a chance de repetir o ano letivo e passar pelo mesmo teste, no qual fracassaram, TANTAS VEZES QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS.
Comparemos a eficiência das duas escolas. A primeira, ao banir totalmente os alunos reprovados, teria um índice de eficiência limitado. Já a segunda escola, aprovará mais do que a primeira, porque os retidos no primeiro ano letivo terão oportunidade de recuperar-se na segunda experiência.
Assim, embora em anos diferentes de formatura, todos os alunos dessa escola serão invariavelmente aprovados!
Portanto, se o objetivo da escola é ENSINAR e não PUNIR, a segunda escola é extremamente superior!
Esta analogia ilustra bem o que é o educandário chamado Terra e como Deus, o Grande Educador, cuida dos Seus alunos. Caso nos fosse dada uma única existência, e nela viéssemos a falir, estaríamos então submetidos ao Deus intolerante, vingativo e punitivo. É o caso da primeira escola, em que os reprovados foram condenados ao cárcere eterno.
Já olhando pelo prisma da Lei da Reencarnação, das vidas sucessivas, compreendemos a grandeza da bondade divina, que nos concede oportunidades de reparar erros e reaprender a lição perdida. É o caso da segunda escola. Nela, temos a imagem do Deus sábio, educador e, ao mesmo tempo, justo e misericordioso.
Mensagem enviada pela internet pela professora Hilda F. Nami, retirada da comunidade ORKUT: Reencarnação – questão de justiça,
com adaptação para esta edição pelo jornalista Rubens Toledo.
Mensagem extraída da Agenda Renascer 2007, que contém uma seleção de belos pensamentos e reflexões espíritas, útil e necessária em
seu dia-a-dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário