quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


FELIZ ANO VELHO!


Certamente os leitores devem ter estranhado o título deste artigo. Mas o título é esse mesmo: Feliz Ano Velho!
Gostaríamos que o leitor nos acompanhasse numa breve viagem no tempo, voltando a dezembro de 2.012. Verificamos, então, que a situação era semelhante a de hoje, com a maioria das pessoas preparando-se para receber o novo ano que se iniciava com esperança de dias melhores. São planos de mudança de vida, projetos são feitos objetivando a melhoria, quase sempre material, de vida. Promessas de mudança de comportamento foram feitas no nascer do novo ano, na esperança de receber em troca dias melhores.
Naquele ano, e neste, ouvimos dezenas de vezes: "Este será o meu ano"; ou então: "Neste ano tudo será diferente"; ou ainda; "Pior do que o ano que passou, o novo não poderá ser"; etc.
Mas, o que realmente fizemos neste ano que se finda para modificar nossa vida e tornar o mundo melhor? Das promessas que fizemos, qual é a que realmente cumprimos? Será que fizemos algo para merecermos os dias melhores que almejávamos, ou ficamos apenas aguardando que as "coisas" melhorassem por si mesmas?
Neste ano que passou muita coisa mudou e, embora muitos não tenham percebido, por estarem fechados em seu egoísmo, em algumas áreas mudou para melhor. Mas qual foi a nossa participação na evolução do mundo neste período? Será que contribuímos com pouco que seja para a melhoria do relacionamento em nosso lar, com os vizinhos, em nosso local de trabalho, no trânsito, enfim em todas as nossas atividades, ou apenas ficamos acomodados vendo a vida passar?
O mundo só será melhor na medida em que formos melhores. Aqueles que não acompanharem a evolução moral do mundo, que ficarem estacionários e que estiverem atrapalhando a evolução da humanidade, serão expurgados do nosso planeta, tendo que continuar sua caminhada em outro, certamente mais primitivo, nos ensina a Doutrina Espírita.
Daí, então, o porquê do Feliz Ano Velho, pois quem conseguiu realizar, mesmo que seja em parte, os planos e projetos de melhoria íntima certamente cresceu individualmente e contribuiu com a evolução da humanidade, tendo condições e méritos de participar do mundo e regeneração que virá com o terceiro milênio.
Se não conseguimos o Feliz Ano Velho, resta analisarmos onde falhamos, o que fizemos e, principalmente, o que não fizemos para que o ano que se finda não tenha sido melhor. Antes de fazermos novas promessas e projetos objetivando um Feliz Ano Novo, devemos verificar como e onde cometemos os erros para não repeti-los no futuro e com isto ficarmos "marcando passo" fora do processo evolutivo da humanidade.
Devemos lembrar também que só receberemos algo de bom se o merecermos, e as dificuldades que nos são apresentadas é consequência da Lei de causa e efeito, como já nos ensinava Jesus nos alertando: "A cada um segundo suas obras".
Muito bom será se, no final do ano que se inicia, possamos dizer: Feliz Ano Velho, que consequentemente nos proporcionará muitos Felizes Anos Novos!

Delmo Martins Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário