quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HISTÓRICO

NAEEJA – NÚCLEO ASSISTENCIAL EDUCACIONAL ESPÍRITA “JOANNA DE ÂNGELIS”

             Nossa história começa em agosto de 1994 quando foi fundado extra-oficialmente o Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis”, funcionando em prédio alugado a Rua Dr. Júlio de Faria, 1561, Vila Industrial, São Manuel, tendo sua programação inicial às 4ª feiras as 19h20, com o Curso de Valorização da Vida; em seguida às 20h00 a Reunião Pública, Passes e Vibrações e às 3ª feiras às 20h00, o estudo da Doutrina Espírita com as obras codificadas por Allan Kardec.
             Em 16 de janeiro de 1996, foi fundado oficialmente, funcionando no mesmo local, com o nome de Núcleo Assistencial Espírita “Joanna de Ângelis”.
             Em 1998 foi reconhecido como sendo de Utilidade Pública Municipal, através da Lei nº 044/98 de 19 de outubro de 1998.          
            No ano de 1.999 por solicitação da Diretoria, através seu Presidente Natal Norogildo Ragozo, a Prefeitura Municipal de São Manuel com o apoio de todos os vereadores, cedeu em comodato uma gleba de terras por 40 anos, renováveis por iguais períodos, com área de aproximadamente 2.044,11 m², através da Lei nº 002/99 de 01 de Março de 1999, para que fosse construída a sede própria da Instituição.
              Com o terreno já doado, mesmo sem a Escritura lavrada em Cartório, a partir do ano 1999, demos o primeiro passo, erguendo e cobrindo um barracão de estrutura pré-moldada de concreto armado com área de construção igual a 420,00 m².
             Com o suceder dos anos, apesar das dificuldades, fomos dando sequência a esta construção com o fechamento de paredes externas e internas, revestimentos, instalações hidráulicas e elétricas, sempre contando com o apoio da comunidade, da realização de eventos e de algumas empresas locais.
            Com a alteração de seus estatutos em dezembro de 2000, a entidade, passou a se chamar Núcleo Assistencial Educacional Espírita “Joanna de Ângelis”.
            Em 2002, foi reconhecido de Utilidade Pública Federal, através da Portaria nº 48 de 17 de janeiro de 2002; também foi reconhecido de Utilidade Pública Estadual, através da Lei nº 11159 de 13 de maio de 2002 e, ainda, o registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), através da Resolução nº 99 de 16 de julho 2002. Através da Resolução 082 de 23 de julho de 2004, adquiriu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
            Está inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do município de São Manuel.
            Dentre suas finalidades, propicia os meios necessários para facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social das crianças e adolescentes e, também de famílias que atende, com atividades nas áreas cultural, esportiva e educacional de interesse da comunidade, bem como mediante a complementação do período escolar através de atividades de conhecimentos práticos.
            Com todas essas ações que vêm sendo implementadas, o Núcleo Assistencial Educacional Espírita “Joanna de Ângelis” tem propiciado melhores condições de vida aos seus assistidos e familiares, apesar de contar com um quadro limitado de pessoal, complementado por integrantes da comunidade que exercem um trabalho voluntário, em virtude de suas dificuldades orçamentárias.
             Cabe ressaltar que está consignada em seus estatutos, vedação expressa à distribuição de resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcela de seu patrimônio sob nenhuma forma ou pretexto. São órgãos de sua administração, a Assembléia Geral, composta por todos os sócios fundadores, efetivos e contribuintes atuantes no Núcleo, a Diretoria Executiva, cujos integrantes não tem qualquer remuneração e o Conselho Fiscal.   
               
- O NAEEJA permanece aberto de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00, pois, além das atividades sócio-educativas oferecidas (Informática e Arte Culinária), tem Livraria, Biblioteca, Videoteca, Atendimento Fraterno e Grupos de Estudo. Aos sábados, no período das 14h30 às 16h00, é realizada a Educação Espírita "Anália Franco" (Evangelização infanto-juvenil). Na área esportiva é oferecido dentro das possibilidades e do número de vagas, aulas de Judô e Jiu-Jítsu.

- Também atende atualmente a 35 (trinta e cinco) famílias com o objetivo de promover melhorias de condições de vida e inclusão das que se encontram em situação de risco ou em vias de exclusão social através de desenvolvimento de potencialidades, orientações, fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento comunitário. Estimula, incentiva e conscientiza a comunidade da necessidade da proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes, portadores de deficiência e idosos, levando-os a desenvolver o exercício da cidadania, tornando-os agentes construtores das transformações em suas vidas e, promove reuniões e palestras visando orientações e discussões de assuntos comuns.  Na parte prática as famílias desenvolvem atividades de horticultura e arte culinária. 


             No período noturno, o NAEEJA oferece às 2ª feiras, às 19h00, Atendimento Fraterno, às 20h00, Palestras Evangélico-doutrinárias, às 3ª feiras, às 19h45, estudo de O Evangelho Segundo O Espiritismo e, em seguida às 20h05, estudo de O Livro Nosso Lar; às 4ª feiras, as 14h00 preleção de O Evangelho Segundo O Espiritismo e às 5ª feiras o estudo da Mediunidade (atualmente o Livro dos Médiuns).
             O NAEEJA divulga o Espiritismo através da imprensa escrita no Jornal de São Manuel, município de São Manuel, com a coluna “Presença Espírita”. Na imprensa falada temos o Programa “Momento Espírita” na Rádio Nova AM, de 2ª a 6ª feira, às 09h50, e, na Rádio Integração FM de 2ª, 3ª e 4ª feiras as 21h50.              
             Por questões técnicas, a lei de doação do terreno teve que ser alterada e a pedido da Diretoria Executiva do Núcleo Assistencial Educacional Espírita “Joanna de Ângelis” (NAEEJA), a Prefeitura Municipal encaminhou novo projeto de lei à Câmara Municipal, que após sua aprovação foi sancionada pelo Prefeito Municipal, originando a Lei Municipal n° 280 de 21 de junho de 2004, publicada no jornal O Tempo, desta cidade, no dia 25 de junho de 2004, que autorizou o Prefeito a doar ao NAEEJA, sendo a escritura de doação da área lavrada no 2° Tabelionato de Notas da Comarca de São Manuel em 11 de agosto de 2004 sendo a Prefeitura Municipal representada no ato pelo Prefeito Flávio Roberto Massarelli Silva e o NAEEJA pelo seu Presidente Engº Natal Norogildo Ragozo.
             Em 29 de janeiro de 2005, mudamos para nossa sede própria à Rua Marcelo Giorgi, 180, Vila Ipiranga, ainda com muito a fazer para terminar a primeira fase da obra.
 Através do projeto “Reformando Creches”, implantado pela Usina São Manoel, fomos agraciados com uma verba que possibilitou o término da primeira fase de obras existentes, as quais já estavam em construção, e por isso possibilitou um ambiente mais aconchegante a todos os freqüentadores (crianças, adolescentes e adultos).
Temos ainda, necessidade de dar seqüência a esta construção para término da obra como um todo, portanto, todo auxílio será aceito com muito júbilo por todos nós.
              Para possíveis colaborações, temos duas contas bancárias, uma no Banco do Brasil e outra na caixa Econômica Federal, ambas na cidade de São Manuel, SP:

  CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Agência: 0902 – Conta Corrente: 03 000706-2 
  BANCO DO BRASIL: Agência: 6506-4 – Conta Poupança: 195914-X

             A atual Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do Núcleo Assistencial Educacional Espírita "Joanna de Ângelis" (NAEEJA) possui mandato até 31 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário