quinta-feira, 25 de outubro de 2012


 O ESPÍRITO DE UM LOUCO

“Evocação do Espírito de um louco.
 - Poderíeis trazer até nós o Espírito de um louco?
Resposta: Aqui estou para responder vossas perguntas.
 - Como  vos chamastes quando na carne?
Resposta- Abelardo, o sábio.
 - Fostes sábio na Terra?
Resposta- Não na última experiência. Assim me denominava em minha loucura, pois houvera sido um homem de muito saber em encarnações pregressas.
 - E que fizestes para merecer tal expiação?
Resposta - Utilizei de meus recursos intelectuais para destruir consciências e criar falsos modelos de conduta, baseados em meus próprios conceitos. A vaidade e o orgulho me embotavam o entendimento.
 - Onde habitastes nessa encarnação?
Resposta- Século XI, Itália.
 - Como foi vossa última encarnação?
Resposta - Desde cedo dei sinais de minha intemperança de caráter e personalidade. Na adolescência já me isolava de todos, achando-me diferente dos amigos com quem convivia. Considerava-os imaturos e imbecis.
 - Quanto tempo vivestes?
Resposta - Quarenta e cinco longos anos.
 - Tivestes família?
Resposta - Sim, porém cedo meus pais morreram e a mulher com quem contraí matrimônio não suportou a carga de desequilíbrio familiar e cometeu o suicídio. Falta que foi também imputada em meus débitos.
 - Como desencarnastes?
Resposta - Na rua, de fome e frio, entre mendigos como eu.
 - Tivestes contato com o conhecimento nesta vida?
Resposta - Sim, porém não consegui sair do básico, do comum dos homens, embora tivesse grande anseio pelo aprendizado.
 - E vossa entrada no mundo espiritual?
Resposta - Não tive muita consciência do que se passava, por longo tempo. Pensei que estivesse dormindo. Quando despertei permaneci nas mesmas disposições mentais por um certo tempo, até que aos poucos fui conscientizando-me de que já não mais estava sob o jugo da carne e poderia utilizar-me do raciocínio e da razão.
 - Como funciona a loucura?
Resposta - A loucura verdadeira se dá por uma falha na estrutura orgânica do ser encarnado. É como a engrenagem emperrada de uma máquina: por mais que seja bom o operário, ele nada poderá produzir numa maquinaria defeituosa. O Espírito é limitado pelo corpo físico, por necessidade de resgaste, na  maioria das vezes.
 - E quando o Espírito se liberta no sono, ele tem consciência de que é louco?
Resposta - Ele pode, ao desprender-se da matéria, dependendo de seu grau evolutivo, ser instruído ou mesmo estimulado ao ânimo por alguns instantes, porém não se lembrará da experiência. Frequentemente seus sonhos são atormentados e, via de regra, nada significam em termos de aprendizado.
 - Mas o Espírito não é livre quando se liberta da carne, no desprendimento do sono?
Resposta - Há que se entender que o perispírito da criatura louca também tem as mesmas limitações da carne, pois o corpo perispiritual não é uma projeção do corpo carnal e vice-versa? Um não está intimamente ligado ao outro efetivamente? Então não se pode admitir que o louco, só o é quando na carne. Ele só se liberta de suas limitações definitivamente quando, livre e mais esclarecido no mundo espiritual, compreender a verdadeira causa de sua estada na Terra.
 - E os outros tipos de loucura?
Resposta - A loucura propriamente dita é doença orgânica. Pode ser que, e é o que frequentemente acontece, tenha Espíritos que se associam aos mais enfraquecidos, estabelecendo ali uma ligação que pode durar muito, mas não são eles os responsáveis pelo quadro. Os casos de loucura em que envolvem Espíritos maus, como causa da insanidade, são muitos e destes estão cheios os hospitais.
 - Como foi sua reação ao tomar conhecimento de sua enfermidade?
Resposta - Envergonhei-me do desperdício das encarnações passadas e entendi meu sofrimento atual.
 - Sois feliz agora?
Resposta - Sim, principalmente por ter encontrado a almejada paz sob as mãos abençoadas do irmão que me assiste nesse momento. Se tivesse tido a bênção de conhecer a doutrina de Jesus na Terra não precisaria passar por tudo isso. Aproveitem os ensinamentos do Mestre e cuidai do aprendizado para que não sejais pegos de surpresa na hora do retorno. Paz e harmonia para todos”. - Abelardo, um louco que encontrou a paz.

Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec
Mensagem mediúnica
Classificação: Evocações
Espírito: Abelardo
SEEAK

Nenhum comentário:

Postar um comentário