quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Noções atualizadas sobre a Glândula Pineal
Professor Doutor Sérgio Felipe de Oliveira
________________________________________
Tópico 5 » Biofísica / Bioenergia - Parte 2
Como você trabalha a estrutura nuclear?

 Eu costumo mensurar a estrutura nuclear do indivíduo, inclusive é critério de alta, pelo seu: Potencial de Mobilização Social.
Não uso QI (coeficiente de inteligência), não uso QE (coeficiente emocional), uso só o Potencial de Mobilização Social. Se a mobilização social é positiva ou negativa. Isso, é na verdade, a capacidade volitiva da pessoa. Trata-se do binômio vontade - atuação, o que a pessoa realiza na vida.
Pensemos em uma pessoa que não faz nada na vida, a não ser trabalhar para ganhar dinheiro. Essa pessoa está doente, ainda que não apresente sintoma algum, por estar com a estrutura nuclear afetada. A capacidade de mobilização social desta pessoa está estreita, egoísta, voltada para sua manutenção pessoal. Pessoas assim são doentes.
Agora, a pessoa que está sensibilizada com a dor alheia e se mobiliza na expectativa de auxílio, essa pessoa está no processo de cura.
Por exemplo, chega uma pessoa no consultório, é um drogadito, ou ele é um depressivo, ou portador de uma ansiedade fóbica. Na medida que essa pessoa apresentou uma volição, um interesse manifesto por atuar, sensibilizar-se com a dor alheia e atuar, eu logo digo, "você está se curando, você vai ficar boa, você está se curando". Os sintomas ainda persistem, mas a pessoa está lutando, é aquele Buscai e Achareis, indo pelas vias certas, através da sensibilização das dores alheias. A pessoa vai contribuir de alguma sorte com uma tarefa de cidadania, de apoio naquilo que ela puder realizar, mobilizare socialmente. Essa pessoa vai se curar, pode demorar na medida da amplitude do seu problema, mas ela vai se curar.
Fora da Caridade Não há Salvação.
Eu entendo que se a pessoa não se mobiliza socialmente, numa atitude volitiva positiva, ela não tem como sair da sua estrutura nuclear, egoística, ela não tem como se desenvolver. Nós só nos desenvolvemos na relação positiva com o outro. Sã se classifica como caridade, é essa mobilização positiva na direção de ajudar o outro.
Há pessoas que criticam destrutivamente, enquanto outras dizem: "eu não concordo com o que ele faz, mas então eu vou sugerir alguma coisa melhor, porque se eu estou gostando dele eu vou criar canais para que eu possa gostar mais, quem sabe conversando, quem sabe vivenciando, quem sabe emitindo a minha vibração positiva, a minha ideoplastia construtiva, eu possa ajudar e daqui há algum tempo eu não precise mais me dedicar, porque ele vai estar associado intimamente com a esfera de pensamento que eu julgo melhor, a esfera da qual eu havia raciocinado". Isso é catarse, esses elementos de comunicação social positiva.
Falar mal do governo, por exemplo, é normal se nos limitarmos a criticar a atuação dos governantes. Se, ao inverso, falarmos mal das pessoas gratuitamente, pessoas com as quais nunca tomamos um cafezinho, nunca conversamos, nunca olhamos nos olhos, é diferente.
Nós podemos criticar as atitudes das pessoas construtivamente, na expectativa do surgimento de uma sociedade melhor.
O que acontece quando a pessoa revela um pensamento de crítica destrutiva sem trabalhar elementos de mobilização social? Ela fica criticando sem parar, "mas ele fez assim, ela fez assim, mas ele fez assim...", a pessoa cria uma ideoplastia de crítica e ela fica ali criando vórtices hipnóticos por aquela idéia, mas ela não faz nada para mobilizar, para mudar. O correto seria promover um diálogo que promovesse o conhecimento, que levasse essa pessoa a checar a realidade, a avaliar o seu pensamento, com o intuito de construir uma coisa melhor e sair desta esfera esgoística, crescer.
São questões de estrutura nuclear. A pessoa que não está estudando e que não está querendo se conhecer, está doente, porque a estrutura nuclear está falida, porque não existe fé sem conhecimento. A pessoa que não está querendo viver as dificuldades da vida, torna-a mais difícil, porque a vida é difícil. Nós não estamos aqui de férias, então não há como ter somente facilidades na vida. Vamos nos conformar com isso. Mas essa conformidade não será uma conformidade passiva e sim, aquela conformidade que nos dá paz de espírito, que trará a lucidez para que nós possamos tornar a vida mais fácil. É a chamada resignação cristã, que não é uma resignação passiva, é uma resignação ativa de transformação. Mas se nós ficarmos nos debatendo na água desesperados nós afundamos. Nós precisamos aceitar a situação, notarmos que estamos na água, relaxarmos, boiarmos um pouco e darmos as primeiras braçadas com calma e serenidade para podermos chegar à outra borda. Essa é a aceitação da situação. Na vida nós estamos para passarmos dificuldades.
Você colocaria seu filho em um colégio fácil?
Você procura para o seu filho um colégio difícil porque ele tem matéria difícil, prova difícil e o seu filho aprenderá e se desenvolverá mais, será um cidadão maior.
E o nosso Pai Celestial nos colocaria em qual colégio?
No melhor colégio, no mais difícil, o que nos extrai todo potencial. Assim nós aceitaremos as dificuldades, iremos nos serenizar e desenvolveremos toda a lucidez suficiente para podermos, aí sim, transformar o ambiente. Isso está associado ao conhecimento, à Fé.
São elementos, o egoísmo, o orgulho, todas essas etapas do desenvolvimento e conhecimento, que se a pessoa não estiver envolvida na transformação desses elementos, nenhum desses outros ela conseguirá tratar.
Uma pessoa que está em tratamento, que está transformando os elementos nucleares, não estão somente melhorando, está transformando.
Por exemplo nos centro espírita, onde as pessoas são chamadas para trabalhar no passe ou nos processos de cura - que são serviços de caridade, prestados gratuitamente, de cunho social - e que não necessitam que as pessoas sejam santos para realizarem tais atividades, mas sim que estejam no processo de transformação.
Desta forma, um trabalhador pode estar sendo medicado, ter um processo de doença instalado no físico, pode estar com esses elementos interno, mas a estrutura nuclear já estará se modificando. Este trabalhador poderá prosseguir em suas atividades porque ele já está no processo de saúde, já está conquistando o elemento saúde, estando dono de si.


SINTOMA
O sintoma é a estrutura manifesta do corpo no comportamento. Esse sintoma será o elemento pelo qual você se baseará para se deparar com o primeiro foco patológico, primeiro foco de doença. Você vai identificar ali a camada mais externa da psique.
Assim pesemos em uma pessoa que está com sintomas mas está trabalhando a estrutura nuclear e uma outra pessoa que também está com sintomas mas está periferica.
A pessoa doente é aquela que tem o sintoma e está na periferia, trabalhando as casquinhas de ferida da vida dela.
A pessoa nuclear é aquela que está transformando suas estruturas nucleares. Ela tem os sintomas, tem todos os elementos sintomáticos inerentes à nossa existência, como dor de cabeça, depressão, hipertensão, mas é uma pessoa que está trabalhando sua estrutura interna.
O que acontece? A pessoa tem sobredomínio sobre o sintoma. Ela tem o sintoma mas o sintoma não toma conta dela. Ela toma conta do sintoma. É a pessoa que apresenta as suas dificuldades mas consegue driblá-las.
É aquela definição de saúde e doença. Saúde não é nunca ficar doente. Saúde é você ficar doente mas conseguir sair do mecanismo de doença. Isso é saúde, porque não existe uma pessoa perfeitamente saudável. Saúde é você ficar doente, ter os seus sintomas mas conseguir sair desses elementos sintomáticos, porque você tem força política para isso, você trabalha essas estruturas nucleares.
A gente vai trabalhando a vida, sempre tentando conquistar a felicidade. "Se eu tiver casa própria, eu estou no paraíso, aí compra a casa própria e tem problemas com os filhos, mas se meu filho se casar, aí fica tudo bem, aí aparece problema na próstata". Nós ficamos criando utopias de paraíso e não percebemos ainda que a vida é cheia de dificuldades.
Não adianta ficar esperando o paraíso, precisamos aprender a manipular as dificuldades.
Precisamos saber trabalhar os sintomas. O Chico Xavier, por exemplo, tinha angina, estava paralítico das pernas, teve problemas de vesícula e foi operado. Era uma pessoa cheia de sintomas mas que trabalhava as estruturas nucleares de tal maneira, que tinha domínio sobre os sintomas.
Você conta a sua história, não é a história que conta você. É você contar a sua história de vida. É você dirigir a sua vida, e não a vida dirigir você. Quando a vida está te dirigindo e você perdeu o fio da meada, está escorregando na vida e ela está te levando você nem sabe para onde. Nesse caso, você está na periferia e é preciso trabalhar os problemas nucleares. A partir disso, você passa a construir a sua história ao invés de ser objeto dela..
Você abordará esses elementos, e eles transitarão toda a esfera de corpos sutis e de corpos orgânicos. Os elementos anímicos vão se projetar sobre a estrutura de corpos sutis e também a estrutura orgânica. (O fenômeno mediúnico vai ser trabalhado na próxima aula)
Projeta-se sobre a estrutura corporal as representações psíquicas. Essas representações psíquicas elas tem endereço certo. Você terá representações psíquicas de um determinado grupamento de expressão e eles se manifestarão em sistemas que tem a mesma identidade embriológica.
Por exemplo: o coração é um órgão que não tem homogeneidade genética. O esqueleto cardíaco, as válvulas cardíacas, a base estrutural do coração tem origem na crista neural mas as coronárias têm origem a partir das aortas dorsais; são origens embriológicas diferentes, portanto expressões psicossomáticas diferentes.
O indivíduo é coronariopata, a expressão psicossomática e psíquica que manifesta em coronárias é diferente daquele indivíduo que tem um problema valvular, prolapso de válvula mitral ou estrutural no coração.
A psicossomática deve ser outra, deve ter outros contextos envolvidos nessa psicossomática.
Mas da crista neural também brota o rosto, a face. O fenômeno psicossomático vai se manifestar tanto no esqueleto cardíaco quanto no rosto, no mesmo contexto de expressão mental, porque tem origens embriológicas da mesma região.
Dento dos mecanismos de alternância psicossomática.
Por exemplo: aquele problema emocional se manifesta através de uma cefaléia. Você toma um analgésico e melhora a dor de cabeça, mas o contexto psicossomático permanece.
Você com a ação quimiofisioterápica, bloqueou a manifestação daquele contexto psíquico, você não vai ficar com a dor de cabeça, mas se você não alterar a estrutura nuclear do seu comportamento, aquela mesma emanação vai se dirigir para outra parte do corpo, porque continua o problema nuclear, você só deu um analgésico para o corpo, mas o problema nuclear continua, se não se manifestar mais na cabeça, vai se manifestar em outro lugar.
Normalmente esse processos de alternância psicossomática caminham pelas estruturas embriológicamente de mesma origem.
Por exemplo: um indivíduo carrancudo, a face carregada, não sorri, ele está somatizando na face, na mímica facial a expressão que de desagrado. Se por algum motivo ele resolver modificar a sua face, mas não modificar a sua estrutura nuclear, aquele estado carrancudo não se manifesta mais no rosto, mas irá para o coração.
É por isso que as notícias afirmam que o sorriso melhora o coração.
Você pode trabalhar também com alternância positiva. Você sorri e isso induz estados psicológicos benéficos para a face, que também serão benéficos para o coração.
Do coração, da região do coração, primeiro arco branquial, brotam também os braços. A pessoa pode ter dores na região cervical, contratura do trapézio e os braços na altura dos ombros ficarem tensos. Ela têm dores e ao mesmo tempo problema de alterações psicossomáticas de mímica facial e alterações de esqueleto cardíaco, ou seja, no mesmo contexto, alternância psicossomática.
Por exemplo: uma pessoa com problema de pulmão ou de sistema digestivo, psicossomaticamente é a mesma coisa. Porque o pulmão do ponto de vista embriológico é um brotamento do aparelho digestivo, a origem embriológica é a mesma.
A pessoa pode ter alternância psicossomática pulmão, sistema digestivo. Ela pode ciclar, vai somatizar, ou em gastrite, colite, asma bronquite. Quando somatiza em um órgão o outro também não está bem. Porque é o mesmo sistema do ponto de vista de origem embriológica.
Analisando sob o ponto de vista bioenergético, o pulmão capta o oxigênio, que trás o princípio vital, e o oxigênio vai ser a via final comum, vai funcionar como aceptor de elétrons na cadeia respiratória, que é o momento onde as energias fotônicas são transformadas em energias caloríficas, empacotadas no ATP, no trifosfato de adenosina.
Não é o mesmo objetivo do pulmão e do aparelho digestivo captar elementos para produzir energia. Bioenergéticamente também são mesmo sistema, não é só embriológicamente. Embora a anatomia convencional não coloque no mesmo sistema. Se você for analisar sobre o ponto de vista embriológico, você verá que são sistemas de identidade. Psicossomaticamente vai haver expressão de um no outro.
Os meridianos chineses são rastros celulares do desenvolvimento embriológico. Você não vai encontrar correspondência de meridianos de acupuntura com os nervos, nem com os braços, nem com trajeto de hormônios. A correspondência é com o trajeto do desenvolvimento orgânico embriológico. Muitas vezes rastros filogenéticos.
Por exemplo: relação entre baço e pâncreas você não encontra na anatomia humana, mas você vai encontrar filogenéticamente pâncreas dentro de baço ou baço dentro de pâncreas. (espécies antigas)
Resposta para entendimento dos meridianos de acupuntura está na embriologia, por isso o 2.º ano é todo de embriologia, porque para estudar corpos sutis você precisa compreender embriologia.
Vamos supor que pulmão e aparelho digestivo são o mesmo sistema e estão ligados a produção de energia. Eles vão estar ligados do ponto de vista de corpos sutis, ao chacra solar ou gástrico. O chacra gástrico é responsável pela centralização de energias físicas, de cura, de materialização, de energias ectoplásmicas, de efeitos físicos ou cura, etc.
Questões pulmonares não estão relacionadas ao chacra cardíaco, estão relacionadas ao chacra solar.
Você pode inferir psicossomaticamente que o indivíduo com problema pulmonar ou gástrico, sob uma óptica espírito psicossomática é um médium de cura, médium de efeito físico.
Pulmão e aparelho digestivo são relacionados a captação de energia, o chacra relacionado a doação energética, de realização material, por exemplo: transformação de célula....
Se a pessoa tem problemas pulmonares ou digestivos, são pessoas doadoras de energia física, devem trabalhar como médium de cura.
Se o indivíduo não trabalha a mediunidade de cura ele não aprende a lidar com essas energias. Assim, no trabalho ou com os familiares, ele vive esgotado porque não sabe segurar energia. Muitas pessoas o procuram por causa da energia que ele emana e ele acaba sendo sugado.
Às vezes ele tem depressões por falta de energia não conseguindo, por exemplo, levantar da cama. Ele terá então que aprender a lidar com essas energias. Terá que trabalhar, colaborar na casa espírita dando passe ou realizando outro labor, porque ele funciona como um vórtice de energia.
O chacra básico (fundamental) pega energia primária, aquela energia que será metabolizada. O chacra gástrico produz energias de efeito físico, só que a partir do material fundamental que é estocado pelo chacra básico.
No chacra gástrico ele vai ser metabolizado e vai criar um tipo de energia peculiar. É como o intestino que produz fezes a partir de um material básico. Nenhum outro órgão produz fezes.
A vesícula estoca bílis. Nenhum outro órgão estoca bílis, mas a bílis é formada a partir de um material fundamental.
O chacra básico capta energia fundamental e depois os outros chacras vão metabolizar e produzir energias inerentes ao seu sistema.
O chacra gástrico produzirá uma energia a partir desse material fundamental, básico, metabolizará em um vórtice, que vibrará em giros - por ele ser transformador de energia - produzirá essas energias na medida da volição do ser que comanda, de acordo com as suas necessidades. O indivíduo que não sabe trabalhar essas energias pode transfomá-las em sintomas que agirão em prejuízo da estrutura biológica correspodente aquele chacra.
No indivíduo que tem problema pulmonar ou digestivo, há uma probabilidade de mediunidade de cura que não está sendo trabalhada. Começar a lidar com esse processo e, consequentemente, ele melhorará daqueles sintomas (coadjuvando com o tratamento médico e com o psicológico).
É comum a pessoa dizer: "se eu deixo aquele trabalho volta a minha dor de estômago. É incrível se eu deixo o trabalho a minha asma volta". Isso porque ela deixou de manipular aquelas energias positivamente.
Você vai fazendo essas ligações de coerência. Para sistemas embriologicamente semelhantes - tipo específico de mediunidade.
Outro exemplo: O chacra laríngeo, o corpo sutil, está sobre a tireóide. Mas o que tem a ver a tireóide com a laringe?
O orgão nobre do chacra laríngeo é a tireóide. Se você analisar do ponto de vista embriológico, verá que a tireóide nasce na base da linha e que a adenohipófise - que comanda a tireóide no eixo do hipotálamo hipofisário no cérebro - é um brotamento do céu da boca. Assim, tando o sistema de comando quanto a própria tireóide, são elementos embriológicamente ligados aos órgãos fonadores.
Quando o indivíduo aparece com distúrbio tireoidiano, você já poderá desconfiar de uma mediunidade de psicofonia.
Veja bem, você tem que desconfiar de uma mediunidade de psicofonia, porque a doença não leu o tratado de medicina, então às vezes ela não segue a regra e há as suas exceções.
O ideal seria, uma vez feito esse diagnóstico, propiciar o desenvolvimento da psicofonia, para verificar de há melhora da tireóide.
Por exemplo: o indivíduo apresenta sinusite e rinite. O que são seios paranasais? O epitélio respiratório que é ligado ao pulmão, que é ligado ao chacra gástrico, então esse indivíduo tem mediunidade de doação de efeitos físicos. Ele acumulou tanta secreção que é como se fosse materialização de ectoplasma nos seios paranasais. Precisa trabalhar, desenvolver na medida do que lhe for possível aquela capacidade de doação.
Você já imaginou um médico, médium de efeito físico, no exercício da profissão, sem saber que é médium de efeito físico?
Ele fica deprimido, desgastado, vive doente, cheio de problemas e os pacientes sempre melhorando.
Não precisa ser um médico. Imagine um balconista de bar, médiu de efeito físico, procurado por todos. Os bêbados sairiam bem, sairiam felizes da vida e ele sairia esgotado. E o que ele faria? Descontaria na mulher e nos filhos, porque o primeiro sintoma do desgaste energético é a irritação, e ele quer sobreviver, ter energia. O segundo sintoma, ele começa a deprimir.
Assim, se você ficar irritado, é importante observar quais orgãos estão afetados. Será que eu sou médium de efeitos físicos e estou desgastando energias?
Outro exemplo: Rins. Onde é o rim da cobra? É supradiafragmático, está acima do diafragma.
Embriologicamente nasce perto do ouvido, então se você for trabalhar embriologicamente do ponto de vista da embriologia comparada, ouvido e rim tem relação.
Uma pessoa que tenha um problema renal, pedra nos rins, indica uma provável mediunidade de efeito clarividência. Ela terá labirintite devido a alternância psicossomática como rim, poruqe são estruturas filogenéticamente ligadas. Desta forma, a partir do momento que você localizar nos campos morfogenéticos aqueles que fazem parte da mesma estrutura morfognética - que tem uma relação comportamental psicossomática idêntica em um processo de alternância - você identificará o chacra.
O chacra frontal, em associação com o chacra coronário, está francamente associado com o mecanismo da clarividiência. O indivíduo pode ter perturbações na cabeça, labirintite.
Chico Xavier, quando começou a ouvir os espíritos do umbral tinha labirintite.
Uma criança com uma pedrinha no rim pede atenção. Provavelmente ela terá mediunidade de clarividência ou algo semelhante (pode ser imcorporação) que estará ligada aos lóbulos temporais.
O sistema muscular vai pelos dermátos e as regiões da pele estão ligadas a um padrão específico de enervação que estará ligado a um outro plexo, a um outro chacra.
Problema de pele em termos de localização, vai pelo dermáto, mas este assunto é mais complexo, ficando para o 2º ano, quando formos trabalhar psicossomática, especificamente.
Então a região é o dermátomo e também vai valer o miótomo. O miótomo, a região muscular que tem uma ligação específica com determinado arco braquial terá padrão psicossomático nuclear (e nós estudaremos isso), nós vamos estudar isso, vai ter padrão psicossomático peculiar.
Por exemplo, você tem um problema no ciático, no nervo ciático, ligado à contratura musculares, então você vai ver na medicina chinesa, por exemplo, que o ponto do amor, da sexualidade, é no calcanhar, é onde termina o ciático.
Quando a pessoa chega ao médico, com esse tipo de queixa, que não justifique contraturas lombares, relacionados a problemas ergonômicos de trabalho, como a pessoa que trabalha no computador horas ininterruptas, a dor está mais relacionada a crise amorosa, algum problema na esfera do amor e sexo.
Veja bem, estamos analisando a coisa genericamente, existem as exceções que são os casos particulares, assim é muito possível estar relacionado com angústias amorosas.
Essas angústias os chineses captaram de forma fácil, são miótomos, que você vai relacionar ao estado espiritual, problemas nucleares, problemas periféricos se projetando sob os corpos sutis, dando padrões diferenciais de metabolização das energias sutis. O indivíduo capta pelo chacra básico as energias do kundaline, como dizem os hindus, às energias primárias ou a libido que Freud fala, tinha esse conhecimento, porque era judeu cabalista.
Freud conhecia esses negócios hindus, então a libido, o kundaline ou energia primária, é captada pelo chacra básico e depois vai ser metabolizada, levada aos outros chacras.
Nós vamos estudar como isso está associado também ao trajeto do líquor, líquido cefalorraquidiano, que vai ser levado para os demais chacras, onde é metabolizado e cada chacra vai produzir o metabólico específico inerente às suas funções como estados de espírito.
Uma pessoa que tem alternância de tudo isso precisa se ver a coerência, porque nada impede que ela tenha problema no pulmão e intestino e também cardíaco, estando afetada nos chacras gástrico e cardíaco respectivamente. Você precisa interpretar a complexidade do problema da pessoa, eu estou falando de forma simplificada para uma entendimento didático.
O que levou a pessoa a desenvolver a alternância psicossomática?
Primeiro trabalha o problema nuclear, coloca a pessoa para se sensibilizar com a dor alheia, mas não é só se sensibilizar, é atuar, aí aparece o que tem que ser desenvolvido. É um processo natural, depois se torna visível, aparece, e as pessoas se encaminham naturalmente.
O que fazer com a reposição energética imediata?
A reposição energética, não se resume a você tomar um passe, começar trabalhar na mediunidade, precisa mais que isso, tem que haver a transformação de comportamento, porque uma pessoa que não está estruturada na sua individualidade, ela fica cindida, ela fica esquizóide, não conseguindo segurar a própria energia, porque não sabe verdadeiramente quem é.
No consultório, eu pergunto aos meus pacientes: Me fala um pouco de você? O que você é como homem? Como marido? Como pai? Como filho? O que você é como cidadão? O que você é como pessoa religiosa? ou O que você é como profissional?
Boa parte das pessoas não conseguem completar, porque não conseguem se definir no que é, então se a gente não tem as estruturas nucleares desenvolvidas, a gente não tem uma identidade e sem encontrar a identidade nós ficamos alheios a tudo, abrindo os canais de energias, sendo em troca ou em retorno de energia, abro os canais mediúnicos.
A cabeça da pessoa vida um condomínio, por processo de incorporação constante. Pela manhã acorda de mau humor, daí dois minutos está de bom humor, daí a pouco ele está saindo nos tapas, daí a pouco está brincando, fica flutuando no humor, porque sua cabeça virou um condomínio, uma hora acha que é uma coisa, outra hora acha que é outra, muda de idéia, não consegue concatenar as idéias.
A pessoa deixa os canais abertos, quando a pessoa tem mediunidade de incorporação, não basta a pessoa trabalhar a mediunidade, porque a mediunidade é um contexto da atuação, precisa trabalhar o anímico também.
A vontade é anímica.
A atuação é mediúnica.
Não adianta trabalhar só a mediunidade, precisa trabalhar a vontade, é a força interna que precisa estar coesa, a pessoa precisa se identificar.
Para ela se identificar ela precisa estar muito bem posicionada nos elementos estruturais nucleares básicos, por isso que todo tratamento espiritual necessariamente induz a uma transformação de comportamento. Se não houver uma alteração de comportamento nas estruturas nucleares a pessoa não melhora.
De forma imediata é trabalhar o núcleo, numa segunda instância ela vai tomar passe, vai para a praia, para o campo, namorar, vai fazer o que quiser para repor energia, mas a estrutura básica, nuclear é essa transformação interna.
ABORDAGEM HOLÍTICA
evitando o ciclo de
Alternância Somática
Vamos trabalhar por sistemas biológicos.
Como atuar nos sistemas biológicos?
SISTEMAS BIOLÓGICOS
 » Farmacoterapia:
Alopatia, homeopatia, fitoterapia, florais de bach, água fluidificada, água benta, água de batismo (se você não consegue com a ciência ortodoxa, medir as energias aí, isso é problema da ciência, ma é farmacoterápico).
 » Fisioterapia:
Messoterapia, calor, ultrasson, infra vermelho, passe e benção.
 
SISTEMAS PSICOLÓGICOS
 
ESPIRITOPSICO CURATIVO
 » Psicoterapia
(vai mexer com os núcleos do espírito)
Já falamos que o psicoterapeuta tem que se dirigir às estruturas nucleares do Ser. Então psicoterapia vai trabalhar o espírito, veja bem, o psicólogo quando está no consultório está fazendo um trabalho espiritual da mais alta contundência. Você já imaginou a responsabilidade.
Quando você entra em um centro espírita, você já viu o respeito que se tem, imagina o psicólogo que está trabalhando diretamente com a estrutura nuclear do espírito.
 O consultório psicológico é sagrado, é uma coisa assim de uma importância fundamental o trabalhar as estruturas nucleares do espírito.
 » Desobsessão
É um tratamento psicológico porque vai fazer a psicoterapia do obsessor. É uma abordagem psicoterápica.
 » Reforma Íntima
É a auto ajuda, você vai procurar por você mesmo promover as transformações internas.
ESPIRITOPSICO PREVENTIVO
» Evangelização
É o conhecimento das estruturas nucleares, é trabalhar a questão egoísmo, orgulho, humildade, caridade, fraternidade, liberdade, igualdade, amor e fé raciocinada. Esses elementos arquetípicos fundamentais do ser é que são chamados de evangelização dentro da nossa terminologia.
» Reforma Íntima
É a pessoa estar sempre se pesquisando. Mas não pensa muito porque quem pensa não casa. O pensamento tem que estar imbuído de uma ação.
» Prática Mediúnica
Para as pessoas que são médiuns atuantes, promove uma limpeza constante, e articulação interna constante.
 SOCIAL
» Socioterapia
(em geral)
» Caridade
(é uma socioterapia)
 
HIGIENE DE VIDA DIÁRIA
(a oração, a prece)
Não há tratamento isolado que possa produzir efeito.
Todo tratamento tem que ser global, tem que pegar as diversas angulações da abordagem da história da pessoa.

 
Copyright © 2003 - UNIESPÍRITO :: Universidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário