quinta-feira, 27 de setembro de 2012

AS CONTRADIÇÕES DOS ENSINOS

A Doutrina Espírita chegou ao mundo há cerca de 150 anos, cumprindo assim a promessa de Jesus de que enviaria aos homens outro Consolador, que iria relembrar os Seus ensinamentos e acrescentar novos conhecimentos. Uma pessoa madura que resolva examinar os ensinamentos do Espírito de Verdade, constante na obra da Codificação, facilmente verificará a clareza dos ensinos, a coerência com outros conhecimentos, a harmonia com os Evangelhos, enfim perceberá que o Espiritismo é uma questão de bom senso.
É também verdadeiro pensarmos que, se estes novos ensinamentos chegaram a nós nesta fase em que se encontra a humanidade, é porque esta mesma humanidade está em condições de absorvê-la. A Providência Divina, não iria trazer ao mundo revelações que não tivessem condições de serem assimiladas. Mas, então por que o pleomorfismo de ideias, de interpretações em torno dos ensinamentos espíritas? Por que, apesar da enorme divulgação que teve a proposta espírita, ainda existe uma enorme confusão a respeito do que seja realmente Espiritismo e sua finalidade para a humanidade?
Qualquer pessoa que procure se inteirar um pouco mais a respeito do Movimento Espírita e que visite diferentes casas espíritas, verá que não existe uma concordância de ensinos, tanto no tocante aos conhecimentos, como às práticas e orientações fornecidas. Perceberá também o estado de estagnação, de desorganização que algumas casas se encontram. Por que um grande número casas espíritas têm poucos frequentadores e poucos trabalhadores?
Um observador mais atento, conversando com alguns irmãos espíritas, que são pessoas que se presumem conheçam os ensinamentos de Jesus e de Kardec, facilmente verificará o mundo de fantasias e ilusões que reina em determinadas mentes, no que diz respeito ao assunto Espiritismo. Se frequentar eventos, congressos espíritas, ele começará a entender como é constituído o movimento. Enfim, uma pessoa normal, bem orientada, com capacidade de crítica, com os conhecimentos básicos da Doutrina Espírita, facilmente identificará os desvios, a falta de organização e o distanciamento existente entre o que se faz na casa espírita e o legado de Allan Kardec.
A mensagem de Jesus veio para libertar o homem do reino da ignorância. O Espiritismo veio explicá-la, dar-lhe o sentido da racionalidade, dando-nos condições de compreendermos o que nos foi revelado. Uma grande parcela da humanidade já se encontra apta a entender a proposta espírita, e aqueles que estão de posse dessa mensagem têm a obrigação de transmitir os ensinamentos, bem como de conduzir as práticas, em conformidade com a Codificação.
Não é correto desprezarmos tais revelações e ensinamentos, nem tampouco modificá-los ou interpretá-los a nosso bel-prazer. A única maneira segura de não nos desviarmos do caminho é termos Kardec como base fundamental e Jesus como Mestre. Portanto, estudemos com seriedade as Obras Básicas. Elas são luzes potentes que nos guiam com segurança no mundo da espiritualidade, a base sólida para compreendermos as leis do universo.
Organizemos a nossa casa, para que a mesma seja um local aonde os bons Espíritos encontrem as condições necessárias para realizarem os seu trabalhos. Sejamos verdadeiramente humildes para reconhecer os nossos erros, e tenhamos coragem para quebrar este espírito de passividade e de atraso que impera na maior parte das casas espíritas deste país. Façamos a nossa parte.
Não nos esqueçamos que é através do conhecimento, do estudo, do trabalho e das vivências, que adentraremos no mundo de luz. Como bem disse René Descartes, os estudos devem ter por meta dar ao Espírito uma direção que lhe permita formular juízos sólidos e verdadeiros sobre tudo que se lhe apresenta. Os trabalhadores e dirigentes espíritas têm o compromisso perante a espiritualidade de se capacitarem para o bom desempenho das funções a fim de, adequadamente, ajudar ao próximo, e ser dignos de constar na fileiras de trabalhadores da Seara de Jesus.

Francisco A. M. Medina

Nenhum comentário:

Postar um comentário